Aulas de Robótica estimulam alunos a se superarem

Unidade: Uberlândia | 12 Oct 2016

Nas aulas extracurriculares de Robótica são trabalhados projetos interdisciplinares dentro da realidade de cada aluno, são lançados desafios durante as montagens que estão relacionadas a um tema específico, inserindo assim tecnologia de forma gradual e natural, propiciando aos discentes a aquisição de novos conhecimentos.

Os softwares usados pelos alunos na programação das montagens são de fácil entendimento, com linguagem de programação visual e intuitiva em forma de ícones.

Entre os projetos trabalhados até agora é possível citar: os tipos de transporte, de moradias, de música, alimentação saudável, a importância da água para a vida humana, tecnologias para coleta, tratamento e reaproveitamento do lixo, aventura na Chapada Diamantina e aventura no espaço.

As aulas buscam ainda que os alunos desenvolvam competências e valores importantes para sua formação, como paciência, organização, concentração e atenção; que cultivem o respeito mútuo, buscando juntos soluções para uma situação-problema ou até mesmo uma nova invenção por meio da tecnologia.

Na última Mostra Pedagógica, os alunos participaram apresentando as montagens estudadas e recebendo um desafio: deveriam guiar o robô até um balão, estourando-o, quando então era surpreendido com uma medalha dentro do balão.

A medalha foi para parabenizá-los pelo esforço e dedicação que têm tido durante as aulas.

Leiam alguns depoimentos dos alunos:

Rafaela Moro, 3º Ano:  “Na robótica a gente tem que pensar para montar. É muito interessante porque não tem manual. Toda aula é um desafio.”

Moizés Resende, pai do Thalles Resende, 1º Ano:” O Thalles está muito estimulado com as aulas de Robótica. Quando chegamos em casa, depois de cada encontro, ele faz anotações, desenhos e até reproduz em família algum exercício feito na aula. No início de cada semana, já manifesta sua expectativa para a próxima aula. Essa atividade tem colaborado muito com a sua formação, pois já observamos alguns resultados. Parabenizamos a apresentação que foi feita no encerramento do primeiro semestre, pois foi muito criativa. Ao receber a medalha o Thalles olhou para a mamãe, muito feliz e disse: ‘Mamãe, essa é a minha primeira medalha’.”

Diogo Moro, 1º Ano:” Eu gosto de robótica porque já aprendo como monto as coisas e até já dirigi um robô. Adorei ganhar a medalha.”

Lucas Zambom Pacheco, 5º Ano: “Gosto muito porque aprendo sobre tecnologia, a trabalhar em equipe e faço junto com os meus amigos.”

Ana Luisa Rezende , 4º Ano: “Gosto porque me divirto muito nas aulas e aprendo a montar robôs que podem fazer qualquer tipo de coisa.”