Turma do 4º Ano realiza “Correio Secreto”

Unidade: Chapecó | 22 Sep 2016

As cartas, um dos primeiros meios de comunicação a longa distância, foram muito utilizadas desde os primeiros anos do processo de colonização. Quem recorda da carta de Pero Vaz de Caminha? Escrivão da esquadra de Pedro Álvares Cabral, enviava cartas ao Rei de Portugal para informar tudo o que acontecia na “nova terra”.

E foi assim, reunindo um pouco de História, Língua Portuguesa, Geografia e Matemática, que as crianças do 4º Ano conheceram mais sobre as cartas: remetente, destinatário, CEP, endereço, dentre outros aspectos.

Para ampliar esse conteúdo e ainda cultivar valores como o afeto, a paciência e amizade, as professoras Kamila P. Pavi e Solange C. Arruda realizaram o Correio Secreto, onde os alunos ao invés de presentes deveriam enviar cartas.

A aluna Isabela Petry manifestou: “Fiquei na expectativa para saber quem havia saido com meu nome”. A aluna Carolina Pasquali Schafer, muito feliz por ter conhecido a empresa dos Correios,  manifestou: “Eu nunca tinha enviado uma carta. Agora, eu vou escrever uma carta para uma prima de Florianópolis”. Já a aluna Natália A. de Lima expressou: “Eu olhava todos os dias na caixinha do correio e eu gostei de passar a colinha na carta”. A aluna Helena Antonioli Jimenez manifestou: “Gostei de ir até os Correios e ver eles pesando a carta!”

“Que alegria ver e sentir nas manifestações das crianças que o objetivo foi além do esperado. Quantos valores podemos aprender em uma única atividade, tão simples, mas tão intensa e importante para as crianças!”,  manifestou a professora Kamila.