Turmas do Infantil apresentam Projetos Literários no 10º Curso para pais

Unidade: Uberlândia | 1 May 2016

Após a palestra  Literatura Infantil- Selecionando bons livros  que deu abertura ao Curso para pais, estes foram convidados a irem até a sala de aula de seu/sua filho/a para conhecer o Projeto Literário realizado naquela turma.

No Infantil 2 – Turma da Amizade foi trabalhado o livro Helô vai à escola, de Lei-Ly-Nay Paes Leme, que conta o cotidiano de uma aluna na escola. Entre as atividades da personagem estão: brincar feliz na areia e no parquinho com seus amigos, hora do lanche, aulas de artes e de música, etc. O livro foi reproduzido página por página para que, a cada dia, uma página fosse fixada na parede da sala, de acordo com cada atividade que a turma tivesse durante o dia. Na aula de Artes, a turma decorou a boneca da Helô, podendo levá-la para a casa. As crianças amaram! Ainda confeccionaram um livrinho para cada aluno, no qual, por meio de fotos e legendas, puderam registrar todos os momentos que o aluno vivência na escola. Foram trabalhos conceitos superiores como o afeto, a amizade, a colaboração e a suavidade.

No Infantil 3 – Turma da Generosidade foi trabalhado o livro Esta árvore conta!, de Alisson Formento e Sarah Snow. Um dos aspectos que destacaram foi a contagem dos animais que a árvore da história, generosamente, abrigava (1 coruja, 2 aranhas, 3 formigas, etc). Com isso, as professoras ensinaram às crianças uma música da Thelma Chan, Um, e a mesma foi apresentada - cantada e dançada - aos pais, no dia da Feira do Livro. Elas também apresentaram a música As árvores balançam. As docentes digitalizaram as páginas do livro e fizemos um PowerPoint para a atividade. As crianças ficaram felizes em compartilhar o livro que já estavam trabalhando há dois meses.

No Infantil 4 – Turma do Afeto foi trabalhado o livro O violino, de Carolina Michelini. Como ele é um livro de imagens, as crianças aprenderam a observar as fisionomias dos personagens e por meio delas descobrir os pensamentos e sentimentos expressados. A turma concluiu que para tocar um violino é necessário esforço! Todos tiveram a oportunidade de escutá-lo em várias músicas, depois conheceram e tocaram em um violino de verdade. Na aula de Artes Visuais confeccionaram um violino que foi exposto na Mostra Literária, quando recontaram a história do livro para os pais. Foi uma culminação feliz em família!

No Infantil 5 – Turma da Colaboração foi trabalhado o livro Marcelo, Marmelo, Martelo, de Ruth Rocha.  As docentes disseram que escolheram este livro com o objetivo de estimular o hábito e gosto pela leitura, ensinar como cuidar do livro e também sobre as características de um livro. Também foi destacada a capacidade do homem de se expressar através dos livros.