Alunos do 4º Ano conhecem seus direitos e deveres

Unidade: Funcionários | 15 Apr 2016

Observando algumas atitudes dos alunos do 4º Ano, os professores Felipe Cerqueira e Gabrielle Dias, de Educação Física, concluíram que seria importante dar a eles alguns esclarecimentos sobre os direitos e os deveres dos alunos. Montaram então uma aula planejada com a projeção em multimídia. Utilizaram também a técnica de sugerir às crianças que invertessem os papéis, colocando-se no lugar de quem “recebe a ação” que eles realizam.

Essa conversa com os alunos foi importante para que compreendessem que a aula de Educação Física não se limita às quadras, fazendo atividades físicas. Alguns alunos ficaram estimulados com a conversa, levantando questões importantes sobre o assunto.

A professora de turma, Adriléia Guelber dá seu depoimento:

“Estava na sala quando os alunos voltaram do pátio, dizendo que a aula de Educação Física seria na própria sala. Observei que as fisionomias não demonstravam concordância com a decisão dos professores.

Felipe e Gabrielle disseram aos alunos que quando estudaram Educação Física para serem professores, tiveram várias aulas teóricas e não somente, aulas no ginásio. Isso contribuiu para que pudessem aprender muitos conteúdos, principalmente, sobre o planejamento para que as aulas fossem bem estimulantes.

Aos poucos os alunos foram compreendendo a importância daquele momento de conversa. Todos puderam refletir sobre suas atitudes e ao final, estavam serenos.

Ninguém se queixou quando a aula terminou e uma aluna chegou a me dizer que “apesar da aula ter sido em sala, ela gostou da parte onde o professor falou sobre o respeito”.

Nesse momento pensei que essa aula deveria acontecer em todas as turmas. Gostei muito da iniciativa dos professores.”