Concurso de Tangram faz sucesso no 3º Ano B

Unidade: Funcionários | 12 Jul 2021

Nas aulas de Matemática, ao estudar sobre figuras planas, as crianças do 3º Ano B conheceram, por meio de um vídeo, a história do Tangram – um quebra-cabeças geométrico chinês formado por sete peças, chamadas Tans. Em seguida, os alunos tiveram aulas práticas, divertidas, com o objetivo de treinar a habilidade de formar diversas figuras com as sete peças do Tangram.

Em uma das aulas, as crianças foram divididas em pequenos grupos, para que todos explorassem o material e compartilhassem com os colegas do grupo o que conseguiram construir: cachorro, casa, vela, raposa, gato, pessoa correndo, foguete, tartaruga e muito mais! O desafio era construir um quadrado utilizando todas as peças. Os integrantes de cada grupo foram se ajudando. Quando um conseguia fazer o quadrado, ajudava seus colegas a construí-lo também.

A aluna Alice Fisicaro teve uma ótima ideia: fazer um concurso de Tangram! Depois de terem vivido um feliz concurso literário, resolveram levar adiante essa excelente iniciativa. A aluna Alice e a professora Júlia Lisboa conversaram e, juntas, pensaram em como poderia funcionar o concurso e qual seria o prêmio.

As crianças tiveram algumas semanas para construir o máximo de figuras que conseguissem usando as peças do Tangram. Combinaram que usariam as figuras formadas para criar um jogo da memória e que os vencedores do concurso iriam coordenar a aula no dia da brincadeira com ele.

“A revelação dos vencedores foi um momento muito especial! Os alunos perceberam que o importante foi participar e se divertir usando o Tangram. Mesmo aqueles que não enviaram suas construções puderam participar ativamente das aulas práticas, usando a criatividade para criar várias figuras diferentes.”, comentou a professora Júlia Lisboa.

Júlia projetou fotos de todos os participantes, comentando sobre as imagens que enviaram. Em 3º lugar, com 14 figuras, a aluna Alice Fisicaro. Nina Simone ficou em 2º lugar, com 18 construções. A vencedora foi Victória Lara, com 25!

Depois da conversa inicial e revelação dos vencedores, a turma foi dividida em dois grupos. Com o auxílio da professora Carolina Braga, Victória coordenou o jogo para um dos conjuntos. O outro grupo ficou com a professora Júlia, e a atividade foi coordenada pelas alunas Alice e Nina.

As crianças adoraram o Tangram! O dia do jogo da memória foi um sucesso! Os participantes do concurso ficaram muito felizes ao ver suas construções no jogo.

A aluna Elisa Gonçalves manifestou, animada: “Nossa, tinha até minha tartaruga no jogo!”

Alice ficou muito feliz com o concurso! No dia de revelar o resultado, foi logo enviando uma mensagem no chat do Zoom para a professora Júlia: “Juju, de organizadora do concurso para organizadora, quem ganhou?”. Na hora oficial do resultado, uma surpresa: estava entre as finalistas e ainda ganhou uma menção honrosa como idealizadora do concurso!