Estudos propostos no “Projeto Família” seguem a todo vapor no 1º Ano

Unidade: Cidade Nova | 12 Jul 2021

As crianças do 1º Ano estão bastante estimuladas com os estudos propostos no “Projeto Família – Base para um mundo melhor”. Esse é um tema pelo qual os alunos demonstram grande interesse! Estão aprendendo que o lar é um ambiente de ricas vivências e aprendizagens.

Numa conversação, as docentes Naiane Monique e Letícia Fajardo apresentaram algumas cenas e incentivaram os alunos a identificar os valores que podemos aprender a cultivar a partir da observação dos exemplos dos nossos familiares. Eles observaram vários, dentre eles: a gratidão, a bondade, o respeito, a alegria, a colaboração. Em seguida, as professoras ressaltaram que essa aprendizagem é uma via de mão dupla: da mesma forma que aprendemos a cultivar virtudes importantes observando os exemplos dos nossos familiares, também podemos ser exemplo e ensiná-los importantes valores.

Com o intuito de enriquecer esse estudo, as professoras prepararam uma atividade sensível para os alunos: pediram para cada família da turma escrever uma cartinha afetuosa para o(a) filho(a), relatando um valor que aprendem a cultivar com ele(a) observando seu jeitinho especial de ser.

Durante a escrita da carta, as docentes solicitaram aos pais que colocassem algumas dicas para que, no decorrer da leitura, a criança se identificasse. Os registros enviados foram organizados num Power Point e a atividade recebeu o nome de “Adivinhas especiais”.

As crianças adoraram a surpresa! Ficaram atentas às dicas presentes nas cartas para descobrirem o recadinho afetuoso escrito por sua família. Após a identificação de cada cartinha, as docentes estimularam as crianças a agradecerem a família com um abraço bem apertado. Foi uma experiência recheada de afeto, alegria e gratidão!