Aprendendo sobre o mundo interno no Infantil 3

Unidade: Chapecó | 12 Jul 2021

A turma do Infantil 3 B, das professoras Sabrina Variani e Maria Eduarda Pagllia, realizou uma atividade usando uma imagem analógica sobre os pensamentos e sentimentos.

Utilizando uma garrafa pet, água, brilho em pó e lantejoulas, as crianças se divertiram preenchendo a "garrafa dos sentimentos e pensamentos" com a água e as lantejoulas coloridas.

As professoras orientaram os alunos a agitar a garrafa e observar o que acontecia. Os alunos manifestaram que dentro da garrafa parecia o movimento de um mini furacão.

A reflexão com a turma foi de relacionar esta experiência com a mente e os pensamentos, relatou a professora regente da turma, Sabrina: “Quando os nossos pensamentos estão atrapalhados ou quando estamos irritados, com falta de paciência, a mente está parecendo esse furacão, como a imagem das lantejoulas na água agitada.”

A dinâmica tinha como objetivo colaborar com as crianças de três anos, para conhecerem a si mesmas e os processos que ocorrem em seu mundo interno. Dessa forma, estão aprendendo a perceber e identificar quando algo está lhes atrapalhando e até a mudar sua atuação.