3º Ano participa de Roda de Conversa Literária

Unidade: Chapecó | 5 Jul 2021

A turma do 3º Ano do Ensino Fundamental, das professoras Ana Amélia Artini Bérgamo e Layana Mantelli, participaram de uma “Roda de Conversa Literária”, realizada na biblioteca, em parceria com a bibliotecária Sandra Franciscatto.

Com o objetivo de estimular nas crianças o gosto pela leitura, e ampliar a diversidade nos tipos de leitura, a bibliotecária escolheu e encaminhou um livro literário para cada aluno do 3º Ano, juntamente com um bilhetinho afetuoso que incentivava a leitura do mesmo.

As professoras enviaram também um “Diário de Leitura”, a ser preenchido durante uma semana, dia a dia, com aspectos relativos ao livro que estava sendo lido. Após esta semana, na biblioteca, realizou-se a “Roda de Conversa Literária”, na qual as crianças comentavam com os colegas e professores aspectos sobre a história lida. A roda foi aberta com a recitação, pela bibliotecária, do poema “Um buraco no chão”, de autoria de Roseana Murray.

A aluna Isabela de Mello Baldissarelli, ao ser questionada se recomendaria a leitura do livro “A grande fábrica de palavras”, de Agnés de Lestrade, reforça: “Sim. Porque é um livro bem legal e tem uma mensagem muito bonita!” Para Rafael Artini Bergamo, a leitura do livro “Um garoto chamado Roberto”, de Gabriel O Pensador, deve ser lido porque “é muito linda a história, porque também é de superação!” Já o aluno Gabriel Martinelli Bertotti comentou o quanto a leitura de seu livro “Esta árvore conta”, de Alison Formento é importante, porque “aquela era a ‘única’ árvore da escola”, enfatizando o cuidado com o Meio Ambiente.

A bibliotecária observou que vários dos livros comentados na roda foram retirados posteriormente para leitura dos demais alunos, comprovando que falar sobre o livro é a principal forma de divulgá-lo, bem como de despertar no outro a vontade de lê-lo. A aluna Maria Joaquina Pedroso da Silva comentou que “gostaria que tivesse mais atividades como essa!”; reforçando o quanto é significativo o processo de mediação de atividades de leitura, no incentivo e na ampliação por este hábito para a vida.

Ao final da atividade, o momento culminou com um chá de camomila e erva-doce, propício aos dias friozinhos que estamos vivendo, tomando todos os cuidados em relação aos protocolos de prevenção à COVID-19!