6° e 7°Ano participam de correção coletiva de provas da I Etapa Letiva

Unidade: Cidade Nova | 5 Jul 2021

O ensino remoto tem exigido dos docentes e alunos formas cada vez mais criativas de ensinar e aprender, que promovam a interação entre os alunos e o gosto por participar da aula. Ligar a câmera é a principal ação de um processo de aprendizagem que vem adquirindo novas características digitais. O quadradinho da câmera onde aparece o rosto do aluno é o que irá permitir que ele seja visto, percebido e inserido em um grupo social como membro ativo de uma sala de aula. A utilização da tecnologia pode promover a socialização por meio da câmera, do chat ou do áudio. O importante é que ocorra a participação voluntária e ativa dos alunos.

Nesse contexto, para favorecer a abertura das câmeras e estimular a desenvoltura dos alunos do 6° e 7°Ano durante as aulas, a professora Suely Takahashi sugeriu que a correção das provas da I Etapa Letiva ocorresse com o uso de um chapéu, um boné, uma viseira ou acessório para usar na cabeça.

A dinâmica começou com a própria professora, que colocou um chapéu e leu a primeira pergunta da prova. Ela escolheu um aluno para ler sua resposta e colocar o acessório escolhido para a dinâmica e, assim sucessivamente, os alunos foram sendo escolhidos pelos colegas e participando da aula. Desse modo, foi promovida a ludicidade que proporciona leveza para a aula on-line. A alegria pelo saber ficou evidente no semblante dos alunos que participaram da aula e curtiram os acessórios utilizados pelos colegas da turma.