Turma da Paciência joga xadrez como parte do "Projeto Óculos do Invisível"

Unidade: Uberlândia | 28 Jun 2021

Na realização do Projeto Literário “Óculos do Invisível”, na Turma da Paciência, a professora Sara Prado leu, com a turma, que a personagem principal do livro cita o jogo de xadrez como uma alternativa para a observação do mundo interno e dos pensamentos. Após a leitura do livro e uma roda de conversa sobre o assunto, o site “Chess.com” foi apresentado para as crianças e a professora ensinou as regras do xadrez.

Em aula on-line, pelo Zoom, os alunos jogaram, primeiro, contra o computador, recebendo dicas do que deveriam fazer. Depois, a professora Jordanna criou o login de cada criança e combinou-as em pares, para que pudessem jogar com os amigos. Foi unânime que todos se sentiram felizes em aprender a jogar xadrez.

Com isso, as professoras conversaram com a turma sobre o que podemos aprender com o xadrez: a pensar antes de agir, que cada ação tem uma consequência, que precisamos analisar também o lado das outras pessoas antes de tomar alguma atitude. Eles gostaram muito e o xadrez passou a ser um jogo muito bem quisto, tornando-se uma ótima opção para brincarem durante os intervalos das aulas.

Como parte do projeto, foi enviado para os alunos o “Caderno dos Pensamentos”, em que deveriam registrar, por 15 dias, os pensamentos e sentimentos que tivessem. Assim, por meio da analogia com o xadrez, a atividade teve como principal objetivo mostrar às crianças uma forma de exercitar o pensar antes de agir.