Turma do 1° Ano aprende sobre a importância da colaboração

Unidade: Cidade Nova | 28 Jun 2021

As docentes Naiane Monique e Letícia Fajardo apresentaram para a turma do 1° Ano o livro literário “Eu quero ser colaborador”, da autora Lei Ly Nay Paes Leme. Essa obra conta a história do Matheus, um menino ávido por novos conhecimentos.

Certo dia, na escola, a professora brincou de rimar com os alunos e perguntou palavras que rimam com colaboração. Matheus respondeu “coração” e, em seguida, perguntou o que significava colaboração. Ela respondeu que é ajudar e que a colaboração deixa as tarefas mais leves, porque cada um faz sua parte. Assim, todos ganham tempo, ficam amigos e mais felizes. Matheus foi para casa e ficou pensando nessa palavra que aprendeu. Ele resolveu então se esforçar para colaborar e guardou seu material direitinho; sua mamãe ficou muito feliz ao observar a conduta do filho.

Na escola, Matheus decidiu ensinar o amigo Lucas a pular corda. Os outros colegas, observando o seu exemplo, também quiseram colaborar e dar dicas. Matheus foi experimentando em sua vida  como é bom colaborar e observou que, cada vez que colaborava, sentia-se mais feliz. Descobriu que a palavra coração está dentro da palavra colaboração e por isso, as pessoas sentem-se bem quando colaboram umas com as outras.

A turma adorou a história, e os alunos relataram o que aprenderam com a mesma e os esforços que fazem para colaborar nos diversos ambientes: guardar os brinquedos após terminar a brincadeira, organizar o material escolar ao finalizar as tarefas, cumprir os combinados da sala de aula remota e da família, ajudar a família nas tarefas de casa.

Na semana seguinte, as docentes enviaram essa história como sugestão de leitura na atividade “Hora da leitura”. As crianças puderam ler essa obra acompanhadas da família. Em seguida, em uma aula ao vivo, as professoras recontaram a história com a colaboração dos alunos. Na primeira leitura, elas incentivaram o reconto a partir da observação das imagens. Posteriormente, solicitaram o auxílio da turma na leitura do texto.

Observaram que o grupo cultivou a valentia e o esforço para participar desta dinâmica. Ficaram atentos aos comandos, respeitando a fala dos colegas e aguardando com paciência a vez de manifestar.

As crianças estão aprendendo que, quando cada uma se esforça para fazer sua parte de esforço durante as aulas remotas, colaboram para a formação de um ambiente respeitoso, organizado e feliz.