Durante atividade “Hora da leitura”, alunos do 1° Ano aprendem como elaborar listas

Unidade: Cidade Nova | 28 Jun 2021

A turma do 1° Ano iniciou um estudo sobre um novo gênero textual: a lista. Na atividade “Hora da leitura”, as docentes Naiane Monique e Letícia Fajardo, encaminharam para os alunos alguns exemplos de listas para treinarem a leitura.

Em uma aula ao vivo, exploraram a leitura das listas a partir de um divertido desafio. As professoras apresentaram para as crianças listas variadas compostas por sete palavras. Ao lado de cada lista, colocaram 10 imagens, sendo que três delas eram “invasoras”, não correspondiam a itens presentes na lista. Os alunos tinham que fazer a leitura da lista, observar as imagens e descobrir quais eram essas três figuras, que não faziam parte da lista. Em seguida, tinham que reorganizar as palavras da lista, colocando-as em ordem alfabética.

Os alunos participaram desta atividade com gosto e alegria. Esforçaram-se para cultivar a observação e a atenção durante a identificação das imagens e, para aguardar com paciência a vez de falar, respeitando a fala dos colegas e professoras. Vivemos uma manhã feliz e de muito aprendizado!