4º Ano estuda sobre a observação

Unidade: Cidade Nova | 30 May 2021

Para ensinar sobre texto expositivo, a professora Niara Rezende levou para a aula de Português do 4º Ano o texto: “Como nascem as estrelas?”. Após a leitura e interpretação do mesmo, a turma conversou sobre a observação, e foram apresentadas as seguintes perguntas para reflexão:

• É possível observar sem ver?
  • Observar é também perceber?
  • O que devo observar para melhorar minhas atitudes?

A partir dessas perguntas, os alunos começaram a relatar que podem observar a natureza, os colegas, o ambiente da escola, o ambiente familiar, as próprias atitudes e aprender.

Na ocasião, a professora delegou aos alunos a tarefa de observar o céu e registrar o que sentiram ao perceber a grandiosidade do Universo.

As crianças foram convidadas a refletir sobre a importância de observarmos a natureza com sentimento de gratidão pelo Criador. Aprenderam, ainda, que muitos são os conhecimentos espalhados pela Natureza, que é a primeira mestra do ser humano, permitindo que extraiamos elementos úteis para vida.

As professoras Niara Rezende e Cleimara Lott recordaram que muitos conhecimentos adquiridos pelos seres humanos foram compartilhados com a humanidade e contribuíram para seus avanços e progressos.

Também falaram sobre a importância de usar a observação com muita atenção, voltando para dentro de si mesmo e que, ao adquirirem um conhecimento, é importante compartilhar com os demais de forma generosa, para que todos possam aprender.