5º Ano reflete e realiza experiência sobre fazer o bem

Unidade: Goiânia | 30 May 2021

Vivendo o projeto da Unidade da família, “Fazer o bem a mim mesmo e aos demais”, os alunos do 5º Ano foram estimulados a estabelecer a relação com o livro literário “Com a ponta dos dedos e os olhos do coração”.

O livro dá ênfase à importância da família amparando os filhos, dando conselhos e acolhendo com afeto e compreensão no caso das dificuldades a enfrentar. Foi ressaltado, junto aos alunos, a importância do cultivo do sentimento de gratidão por meio do pensamento de corresponder ao bem recebido. Foram feitas também algumas perguntas para movimentar o interno dos alunos: "O que é fazer o bem a si mesmo?", "Como fazer o bem aos demais?", "Podemos considerar a família como o primeiro campo experimental no exercício do bem? Por quê?".

Após as observações e reflexões, cada criança foi desafiada a realizar um exercício prático: colariam em sua agenda dois post-it; naquele mesmo dia, registrariam um bem realizado a si mesmos num dos post-it e, no outro, o registro seria de um bem dirigido a uma pessoa da família ou a um amigo.

As crianças perceberam o quanto recebemos de bem de nossa família e, também, de muitos outros seres à nossa volta! Constataram que estas atitudes sempre nos inspiram a fazer o bem de várias formas!