Trabalho de interdisciplinalidade é feito com as turmas do Infantil 4 e 5, com atividades de Consciência Fonológica e estímulos ao esforço de superação

Unidade: Uberlândia | 9 May 2021

Os alunos das Turmas do Afeto e da Colaboração têm exercitado nas aulas remotas as habilidades de consciência fonológica. Para desenvolverem essas habilidades com alegria, as professora Luciana Bernardes (dança criativa) e Talita Teixeira (Música) realizaram duas atividades que os alunos amaram!

Na aula de Dança, a professora destacou que as palavras têm partes (sílabas) e pediu para os alunos marcarem quantas partes tinham seus nomes. Depois, propôs que escolhessem partes do corpo de acordo com as partes do nome, criando, então, movimentos para cada uma. Ela colocou uma música e os alunos mostraram seus movimentos dentro da proposta. Foi desafiador!

Na aula de Música, a professora desenvolveu uma atividade musical do livro "Linha, Agulha e Costura", chamada Baú. Foi solicitado que cada aluno pegasse uma vasilha de plástico e uma colher que tivesse em casa, para usar como tambor no momento da aula. A professora Talita pediu que eles percutissem três vezes com a colher na vasilha e explicou que este seria o ritmo que fariam enquanto repetissem os sons das vogais das palavras. Foi colocado um vídeo feito pela professora com as imagens das palavras que aparecem na música.

Na Pedagogia Logosófica, aprendemos que a Lei da Repetição favorece o aprendizado, além do esforço de fazer tudo com gosto. Para as crianças conquistarem as habilidades de consciência fonológica é preciso exercitá-las constantemente. Desta forma, o objetivo dessas atividades foi proporcionar oportunidades lúdicas de aprendizagem, para que os alunos identifiquem o resultado dos esforços que têm feito para desenvolver habilidades tão importantes para sua alfabetização.