Infantil 5 investiga por que as formigas caminham juntas e aprendem muito com as descobertas

Unidade: Goiânia | 6 May 2021

As três turmas do Infantil 5, matutino e vespertino, junto às docentes Karina Santos, Vívian Lacerda e Larissa Silva, durante o primeiro bimestre letivo, viveram um estimulante projeto intitulado: “Por que as formigas caminham juntas?”

O objetivo foi incentivar nas turminhas a conquista da autonomia quanto à organização dos pertences em sala e o valor da colaboração no trabalho em equipe. A perspectiva era de que os alunos compreendessem que estes levam à harmonia no ambiente, partindo de pequenas atitudes do dia a dia.

O ponto de partida foi o interesse das crianças ao observarem a movimentação das formigas no jardim do Colégio. Foi despertado nelas o querer investigar sobre a vida destas pequenas operárias. Como parte da natureza que Deus criou, o que poderiam extrair de bem para as suas vidas? Estabeleceram relação com os valores da ordem e da harmonia.

"Por que as formigas caminham juntas? Você sabe como o formigueiro é organizado?"

Observaram que caminham juntas num verdadeiro trabalho em equipe, colaborando umas com as outras para um bom funcionamento do formigueiro. Descobriram também que estão organizadas em castas: há a rainha, as operárias, enfermeiras e soldados. Cada qual cumprindo exatamente sua função.

Como resultado, as crianças passaram a se inspirar e a organizar melhor o estojo, a mochila, os diferentes ambientes em que vivem: escola e a própria casa.

E o que em nós, seres humanos, favorece a conquista destes valores? É preciso aprender a organizar os pensamentos em nossa casa mental. Assim, para cada atividade, é preciso escolher os pensamentos que auxiliam a realizar tudo bem feito e com gosto, sem misturá-los.

Os alunos fizeram registros das descobertas por meio de desenhos em uma folha. Montamos um belo mural sobre o que puderam aprender!