Posse dos Representantes do Fundamental 2 e Médio destaca a importância do respeito para uma convivência harmônica

Unidade: Funcionários | 23 Mar 2020

Com a presença da Diretora Geral Liara Salles, da Diretora Pedagógica Mayra Araújo e de todas as docentes da equipe técnica, foi realizada a posse dos representantes das turmas do 6º Ano ao 3º Ano do Ensino Médio.

Todos os anos o Colégio eleva e destaca esse momento como um marco no desenvolvimento das atividades escolares. O representante eleito cumpre um papel importante e colabora no encaminhamento de vários assuntos da Escola. Ao serem escolhidos pelos colegas, os representantes tornam-se porta-vozes da turma, exercem a difícil arte da conciliação, reportam aos colegas as notícias da direção, coordenação, assessoria e professores e, ainda, encaminham os problemas do dia a dia que são de interesse coletivo.

Para ser o representante da sua turma, o aluno precisa, antes de tudo, ser um bom estudante. Além disso, precisa ter (ou procurar ter) um perfil de liderança, demonstrar aptidão para ajudar a Escola como um todo e se colocar no lugar do outro. Saber ouvir, falar e ter uma conduta adequada no cultivo do respeito e da disciplina, são também valores importantes no exercício dessa função.

A cerimônia de posse contou com uma breve palestra sobre o papel de um bom líder e abordou vários aspectos do trabalho que o representante de turma realiza, dentre eles o cultivo de valores que são implícitos a esse cargo, como: serenidade para encaminhar as necessidades, o respeito à opinião de todos, a boa relação com os colegas, o senso ético e muito mais.

O ensinamento logosófico a seguir, representa muito do que pensamos sobre essa nobre atividade de representar a turma: “Havendo respeito há harmonia, há amor e há tudo, pois isto evidencia uma elevação de espírito e uma compreensão muito ampla do que deve significar a convivência entre os semelhantes.”  Carlos Bernardo González Pecotche