8° Ano A e B aprendem “jogos de criação de cenas” e exercitam a criatividade

Unidade: Funcionários | 23 Mar 2020

Nas aulas de Teatro, durante os meses de fevereiro e março, os alunos do 8° Ano A e B aprenderam a criar cenas. Inicialmente, a professora Franciole Ferreira começou com exercícios para mostrar uma ação física (o quê está sendo feito na cena), como comer, correr, cozinhar, entre outras, usando apenas mímica e objetos imaginários. Em seguida, o exercício foi mostrar “o onde”, o cenário e também a personagem que realizava a ação.

Esses exercícios iniciais serviram de treino para a construção da cena. Segundo a professora, é importante deixar esses elementos (o quê, onde e quem) claros para que o público possa compreender a história.

Nas aulas seguintes, os alunos começaram a criar cenas com começo (a apresentação do cenário, personagens através das ações), meio (onde é apresentado um clímax) e fim (desfecho da cena). Criaram cenas sem fala, depois com falas. Sempre partindo de temas simples para temas mais complexos. Ao realizar esses exercícios os alunos utilizaram a linguagem teatral para expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos.

Muitas criações serão realizadas durante essa etapa escolar. Nessa tarefa os adolescentes aprendem a se organizar, a trabalhar em grupo e exercitam a criatividade. Vão aos poucos cultivando a valentia de se apresentar, de falar em público e a generosidade ao apreciar a produção dos colegas.

E isso tudo de uma forma leve e divertida, o que é próprio do jogo teatral!