Construindo o próprio Bingo, Infantil 5 amplia o repertório de palavras

Unidade: Cidade Nova | 1 Dec 2019

As docentes do Infantil 5, Naiane Monique e Ana Clara, construíram com as crianças uma lista de palavras que apresentavam o fonema “R”. Os alunos foram organizados em duplas para que pensassem, juntos, palavras com este fonema. Em seguida, cada grupo escolheu uma palavra para a professora registrar no quadro.

Em um segundo momento, as docentes propuseram a construção de um “bingo” utilizando esse repertório. Todos adoraram a sugestão! Cada criança construiu a sua cartela, escolhendo seis das palavras da lista e utilizaram tampinhas de refrigerante para marcar as palavras sorteadas.

A partir dessa dinâmica, as docentes tiveram a oportunidade de ampliar o repertório das crianças, que perceberam que o som deste fonema sofre variações, dependendo da sua localização na palavra.

“Nossos alunos se esforçaram para ficar atentos a cada palavra sorteada e para aguardar, com serenidade, os amigos marcarem a cartela deles. Foi uma vivência especial, recheada de aprendizagens”, disseram as professoras.