2º Ano do Ensino Médio estuda Temperatura e Calor de forma muito prática

Unidade: Funcionários | 11 Oct 2019

Para completar e ilustrar o conteúdo de termoquímica estudado teoricamente em sala de aula, os alunos foram encarregados de medir o calor absorvido e liberado ao serem misturadas quantidades especificas de água com temperaturas diferentes. Um grupo realizou suas medições com um calorímetro. Os demais grupos tiveram que construir um calorímetro usando um béquer e jornais. A função do jornal era servir como material isolante, impedindo as trocas de calor com o meio, ou seja, ter a mesma função que do instrumento usado para fazer a medida de calor trocado em dois ou mais corpos com temperaturas diferentes.

Após a parte experimental, a turma calculou o calor liberado e absorvido e analisou a eficácia dos calorímetros construídos, verificando se eles foram capazes de minimizar as trocas de calores durante as medições.

Os alunos puderam perceber que com o uso do calorímetro obtinham resultados mais precisos do que com o do calorímetro feito de béquer e jornal, e que a maior absorção e a liberação de energia estavam associadas a uma maior diferença de temperatura nos líquidos misturados. Puderam compreender também as trocas de energia envolvidas ao misturarem a água em diferentes temperaturas e como esta energia pode ser medida (com o auxílio do calorímetro). Além disso eles puderam conhecer um calorímetro, seu objetivo e como pode ser construído.