“Aprender e ensinar: um exercício de generosidade” cultivado pelo 2º Ano do Ensino Médio

Unidade: Funcionários | 11 Oct 2019

Motivados pelo tema de 2019 para o mês de outubro “Aprender e ensinar: um exercício de generosidade”, os professores Emanoela Cotta e Cássio Moura propuseram aos alunos um estudo aplicado das Ciências Humanas à redação. O material produzido pelos alunos foi apresentado ao 3º Ano e também se encontra disponibilizado na página do Instagram Redação em Parceria.

Como o 3º Ano está no último mês de preparação para o ENEM e outros vestibulares e também se despedindo do Ensino Médio, a proposta foi de, ao realizar esse projeto, os alunos do 2º Ano presenteassem os queridos colegas com o saber que eles construíram na atividade realizada.

Muitos elementos da Pedagogia Logosófica foram abordados, as o destaque especial foi para o conceito de generosidade no exercício de aprender e ensinar:

“...quando se aprende, é preciso situar-se sempre na posição mais generosa, que é a de aprender sem mesquinhez, a de aprender para saber dar, para saber ensinar, e não com objetivos egoístas, fazendo-o para usufruto próprio, exclusivo, que é, em última análise, a negação do saber.” González Pecotche (Da obra Introdução ao Conhecimento Logosófico, p. 261)

A atividade foi de grande importância para a consolidação de novos conhecimentos para o 2º Ano e de revisão para o 3º Ano. Os alunos mostraram-se empenhados ao pesquisar os conceitos e ainda mais dedicados ao repassar o conhecimento apreendido com muito entusiasmo, alcançando assim o objetivo maior da atividade. A atividade foi bastante proveitosa para as duas séries envolvidas e um momento importante de vinculação entre os alunos.

“O trabalho que apresentamos para o 3º Ano foi uma via de mão dupla, já que ambas as turmas envolvidas puderam aprender de formas diferentes. Achei uma experiência muito interessante, em que tive a oportunidade de aperfeiçoar a qualidade da minha fala, consolidar muito bem a informação que eu estava dando e conversar com pessoas diferentes, discutindo e ampliando os conhecimentos que já havia adquirido. Também pude melhorar alguns quesitos textuais que serão muito importantes para mim no futuro. Além disso é muito bom saber que mesmo uma pequena ação pode fazer diferença para outras pessoas.” (Manuela França – 2º Ano)

“O trabalho sobre os filósofos realizado entre as turmas do 2º e do 3º Ano do Ensino Médio, nas matérias de Produção de Texto e Língua Portuguesa, foi muito interessante. Foi possível aprender sobre novos estudiosos e a como usá-los em nossas redações. Ao pesquisar, adquirimos muito conhecimento e ao compartilha-lo com a turma do 3º Ano ainda mais, já que tivemos que explicar e apresentar o projeto. Os alunos do 3º Ano estão na reta final, prestes a fazer o ENEM e saber que pudemos ajudá-los a ampliar o repertório para a prova é muito bom também.” (Alice Cândido – 2º Ano)

“A atividade com o segundo ano foi bem legal e enriquecedora. No terceiro ano, principalmente nessa reta final, temos muita matéria para lembrar, além de tudo ser dado, na maioria das vezes, de uma forma muito teórica. Essa experiência de ontem foi uma maneira mais dinâmica de relembrarmos alguns conteúdos já conhecidos e aprendermos novos, que são úteis não só para as provas das matérias específicas, mas também para a redação.” (Sofia Mundim – 3º Ano)

“Eu achei o projeto do segundo ano muito útil. Pra mim, que estou no terceiro ano, a revisão dos conteúdos ajudou principalmente na hora de relembrar novos repertórios para minha redação, o que é essencial para uma boa nota no Enem. As apresentações dos alunos trouxeram uma boa variedade de filósofos e sociólogos, e apesar de terem sido bem resumidas, abordaram os pontos mais importantes de cada teoria. Por essa razão eu senti que foi possível extrair do conteúdo apresentado repertórios para praticamente todos os eixos mais importantes dos temas da redação, como saúde, educação, mobilidade urbana, tecnologia, entre outros. Além disso, todos foram muito simpáticos e prestativos.” (Roberta Araújo – 3º Ano)