Infantil 2 reflete sobre valores importantes que promovem a felicidade

Unidade: Brasília | 1 Aug 2019

Diante do tema bimestral A felicidade se constrói, as professoras do Infantil 2 criaram situações para promover a felicidade no âmbito escolar e no meio social, favorecendo, assim, a construção de valores.

As docentes iniciaram as atividades com alguns questionamentos no momento da rodinha: “O que deixam vocês felizes? Qual o momento em que se sentem mais feliz? Como posso deixar meu colega feliz? Como posso deixar minha família feliz?”.

Elas apresentaram aos alunos alguns exemplos de ações que promovem a felicidade e mostraram imagens, trazidas pelos pais, dos momentos felizes vividos por cada criança. Para uma melhor compreensão, as docentes levaram um emotion e imagens de rosto feliz e triste para que as crianças pudessem fazer as comparações.

“Nossos amigos são tão importantes quanto nossa família, por isso percebemos que temos que tratá-los com muito respeito e carinho. Para isso, precisamos nos colocar no lugar do amigo e termos a mãozinha de algodão, sensível e amorosa para que nosso amigo se sinta feliz”, explicou a professora da turma.

As crianças desenvolveram diversas atividades e puderam concluir que a felicidade está na família, nos amigos e no compartilhamento de brinquedos, no próprio brincar, na gentileza, no afeto, no carinho e no amor.

A analogia da mãozinha de lixa e de algodão foi essencial para que as crianças pudessem entender que tratar os amigos com carinho e respeito os deixam mais felizes.