3º Ano observa o amadurecimento das bananas e aprende sobre a paciência inteligente

Unidade: Cidade Nova | 4 May 2019

A turma do 3º Ano participou de uma conversação com a assessora Margarida Araújo sobre as bananas. Ela levou para a sala uma bandeja com bananas verdes e de tipos diferentes, e fez questionamentos para aguçar as percepções e compreensões sobre os tamanhos e condições da fruta.

A assessora apresentou a banana verde e perguntou se poderíamos comê-la nessa condição. Mostrou para as crianças uma banana madura e a facilidade para descascá-la, o que não ocorreu com a verde.

As crianças foram desafiadas a observarem, durante alguns dias, o amadurecimento das bananas verdes, aguardando o momento propício para saboreá-las. Caso contrário, seu sabor seria desagradável.

Margarida trabalhou com as crianças mostrando-lhes que na Natureza nada dá salto, tudo obedece a um processo e que na vida do ser humano também é assim. Cada fase da vida tem características próprias e que devem ser vividas, dentro do que elas propõem com alegria e boa disposição. A assessora deu exemplo do bebê que ainda não pode comer certos alimentos, pois lhe faltam dentes e seu organismo ainda não está preparado para receber esses alimentos.

“O cheirinho de banana quando abríamos a porta da sala, todas as manhãs, despertava o interesse e a observação de vê-la amadurecendo, estimulando o cultivo da paciência inteligente por parte dos alunos, para saborearem oportunamente a deliciosa fruta”, declarou a Margarida.

Depois de esperar, aprendendo e observando, a turma comeu, ao longo de uma semana, a deliciosa banana, bem docinha, cheirosa e saudável.