Turma do 1º Ano responde ao desafio: Qual o formato da água?

Unidade: Florianópolis | 8 Apr 2019

A turma do 1º Ano do Ensino Fundamental, a partir da atividade proposta no livro Experimenta Ciências – material didático utilizado pela Unidade Florianópolis, realizou uma experiência utilizando balões, água e areia para investigar o formato da água.

Todas as aulas são iniciadas com algumas perguntas, pois desta forma as crianças se sentem estimuladas a pensar, levantar hipóteses, realizar os experimentos, registrar e descobrir as respostas.

Dessa vez a atividade começou com a seguinte pergunta: “Qual o formato da água?”.

Para responder, os alunos primeiramente pensaram em que formato a água tem. Observaram a água em uma jarra e em um copo, sendo que o objetivo era que eles percebessem que no estado líquido a água não possui formato próprio, isto é, fixo; que ela adquire a forma do recipiente que a contém.

Então as professoras fizeram mais algumas perguntas: “Vocês conseguem fazer um boneco utilizando o balão de borracha com areia? E usando o balão de borracha com água? É possível dar um formato fixo para ele com a água?”. Em seguido os alunos encheram alguns balões de água e de areia e tentaram modelá-los com essas duas substâncias.

Concluindo, a turma conseguiu fazer o boneco com o balão de areia, pois esse material pode ser moldado. E não foi possível fazer um boneco com o balão de água, pois a água em estado líquido não possui um formato fixo. Assim, as crianças descobriram que se quiserem dar um formato fixo para a água, precisam fazer com que ela mude seu estado físico, passando de líquido para sólido, como por exemplo, congelando-a.