2º Ano do Ensino Médio descobre um novo indicador de acidez

Unidade: Funcionários | 5 Apr 2019

Os alunos do 2º Ano Ensino Médio aprenderam sobre um novo indicador de acidez e basicidade: azul de bromotimol. Ele se apresenta amarelo em meio ácido, azul em meio básico e verde em meio neutro (pH igual a 7). Os alunos tinham duas soluções: uma ácida e uma básica. Gotejaram o indicador de azul de bromotimol na solução aquosa ácida e perceberam que esta ficou amarela e que, na básica, ficou azul. Para a surpresa de todos, ao misturar as duas soluções o resultado final foi ainda azul, comprovando que a solução básica estava muito mais concentrada que a ácida.

A professora Fabiana Costa deu a missão de neutralizar a solução e, para isso, deveriam obter a tão desejada cor verde... Assim, adicionaram mais algumas gotas de ácido clorídrico e obtiveram o resultado verde indicando o pH 7 e a formação de um sal e água na neutralização total do ácido e da base. Os alunos vibraram quando conseguiram obter a cor verde!