Alunos do 6°Ano aprendem sobre a Cartografia

Unidade: Cidade Nova | 30 Mar 2019

A professora de Geografia, Suely Takahashi, apresentou para os alunos do 6° Ano diversos mapas turísticos de cidades do Brasil e de outros países, com o objetivo de familiarizá-los com a linguagem da cartografia.

Por meio de uma dinâmica, cada aluno teve contato com aproximadamente 10 mapas. Em cada um, o aluno deveria observar atentamente e buscar as informações: nome da cidade, ano de elaboração do mapa, escala, legenda, instituições responsáveis pela confecção, elementos que se destacam no mapa e o quanto tudo isto junto permite a leitura das informações pelo leitor.

Os mapas turísticos são distribuídos pelas prefeituras de cada cidade, juntamente com a Secretaria de Turismo ou outras empresas, e permitem ao leitor a localização espacial de modo a favorecer a visitação de pontos turísticos. O uso de aplicativos como o Google Maps tem mudado a forma de acesso a estas informações. Em alguns poucos anos, estes mapas deverão ter o mesmo destino dos cartões-postais. O acesso à tecnologia permite ao usuário ter outras informações em tempo real que o mapa impresso não fornece, uma vez que a disposição dos elementos no papel deve ocorrer de modo claro e, portanto, ocorre uma seleção do que será representado no mapa (o que pode comprometer o uso eficaz deste material).

Os alunos aprenderam que, apesar da difusão de aplicativos de geolocalização, é importante que eles saibam mapear as suas localizações por meio de mapas impressos, mapas táteis e mapas dispostos em placas. A informação disponibilizada no mapa deve permitir ao leitor a sua localização e, portanto, o uso de fotografias aéreas, imagens de satélites e de drones tem sido cada vez mais utilizado para que esta representação seja precisa e permita o conhecimento da área e do entorno.