2º Ano do Ensino Médio aprende sobre reações químicas

Unidade: Funcionários | 29 Mar 2019

Para completar e ilustrar os conteúdos de funções inorgânicas e reações químicas estudados teoricamente em sala de aula, as professoras Fabiana Costa e Ward Lauar prepararam um experimento muito interessante no Laboratório de Química.

Os alunos foram divididos em grupos de 3 ou 4. Observaram inicialmente o efeito de uma vela de aniversário que produz faíscas com luz intensa. Para compreender o efeito produzido pela vela, os alunos queimaram, com o auxilio de uma lamparina, um pequeno pedaço de magnésio metálico. Foi observada uma intensa liberação de luz.

O momento foi oportuno para enfatizar os conteúdos de funções e reações inorgânicas. Os alunos também puderam observar que a liberação de luz é a evidência dos fenômenos químicos observados e que o fenômeno da vela e da fita de magnésio são semelhantes.

“A Logosofia não aconselha crer no que se estu­dou nem aceitá-lo cegamente, por certas e inquestionáveis que pareçam suas afirmações; daí que imponha a expe­rimentação como base segura do processo rumo ao saber. Quer que cada um de seus cultores comprove por si as verdades que entranha, e isso só se pode fazer levando-o ao campo da própria experiência.” (Curso de Iniciação Logosófica - parágrafo 40)