Notícias

Página: 633 de 842


4º ano aprende sobre a permeabilidade dos solos

Unidade: Brasília

Utilizando materiais simples como garrafas pet e coador de papel, a professora Lorena Rodrigues fez um experimento com os alunos do 4º Ano para que pudessem visualizar a permeabilidade do solo arenoso e do solo argiloso. O conteúdo de Ciências contempla o tema dos tipos de solo, bem como o desgaste e a permeabilidade deles. Segundo a docente, foi possível ainda fazer uma analogia sobre a permeabilidade mental, onde cada ser carece filtrar os pensamentos que entram em sua mente e, para (...)

Leia mais

Atividade da “caixa-surpresa” estimula crianças do 4º ano

Unidade: Brasília

A cada semana um aluno do 4º Ano é sorteado para estudar e apresentar um tema (dentre os sugeridos pela professora) à turma e, com a ajuda da família, coloca os objetos que estejam relacionados ao assunto dentro da caixa-surpresa. Esta atividade estimula a criança a atuar como parte do processo de aprendizagem. O aluno Leonardo da Mata D´angelo preparou uma apresentação em slides, com vídeo, sobre a construção de Brasília, mostrou o áudio da música favorita de Juscelino (...)

Leia mais

Alunos do 4º Ano estuda Matemática com jogos

Unidade: Brasília

Tornar a Matemática divertida é o desafio enfrentado pela professora Lorena Rodrigues à frente da turma do 4º Ano. A cada tema estudado, ela procura apresentar aos alunos uma forma lúdica de trabalhar a Matemática. Para favorecer a fixação da tabuada foi feito com a turma um jogo de bingo. Cada jogador teve uma cartela onde marcava os resultados das multiplicações sorteadas pela professora. A vencedora foi a aluna Letícia Araújo que marcou em sua cartela todos os resultados (...)

Leia mais

Infantil 5 culmina em grande estilo o projeto “História da Escrita e da Matemática”

Unidade: Uberlândia

Ao longo dos meses, a partir de várias atividades lúdicas do projeto História da Escrita e da Matemática, as crianças do Infantil 5 (Turma da Colaboração) entenderam como as letras e os números surgiram. Elas realizaram pinturas com tinta de terra, montaram uma barraca e a cobriram com papel Kraft e, depois, fizeram símbolos e desenhos para servirem como registros, desenharam com carvão, recolheram gravetos pelos jardins do Colégio e brincaram de criar símbolos. Isso sem contar (...)

Leia mais

Turma do Infantil 4 inicia atividades do projeto literário da 2ª etapa 

Unidade: Uberlândia

A Turma do Afeto (Infantil 4) iniciou o projeto literário com o livro João do Urso Filho, de Jaqueline Miotto Zolet, na rodinha. Na ocasião, as crianças aprendem a pedir a palavra e a ouvir a professora e os amigos, e entendem que saber ouvir e falar na hora certa é sinal de evolução, respeito, cuidado e atenção. Os alunos conheceram o personagem João e descobriram o quanto ele adorava brincar no quintal de sua casa, que contava com muitas plantas e árvores. Em sala, a turma (...)

Leia mais

5º Ano realiza a abertura do Projeto Educação Afetivo-Sexual

Unidade: Uberlândia

Faz parte do conteúdo curricular do 5º Ano o tema Sistema Reprodutor Humano. O Colégio Logosófico apresenta esse conteúdo de forma elevada, preparando as crianças previamente à explicação científica sobre o assunto. Ao longo desse projeto, os alunos são levados a refletir sobre o amor que inspira a formação de uma família e sobre o elevado conceito de vida que estão formando. A Turma da Gratidão (5º Ano) foi convidada para um almoço especial na escola, junto às professoras (...)

Leia mais

Infantil 5 oferece “Uma Pequena Atenção” para o Infantil 4

Unidade: Uberlândia

Dentro do tema Pequenas Atenções, as professoras do Infantil 5, Letícia Silva, Márcia Matos e Roberta Rezende, têm proposto atividades para que as crianças possam identificar pequenas atenções presentes no dia a dia, tais como ser gentil, educado, ser grato ao bem recebido, fazer uma cartinha para a família, para os amigos, propor brincadeiras agradáveis, colaborar com quem precisa, etc. Desta forma, as crianças vão aprendendo que, ao fazer o bem, também se sentirão bem e (...)

Leia mais

Infantil 4 realiza brincadeira musical e desafio de adivinhar a fruta

Unidade: Uberlândia

Em uma de suas visitas semanais à turma do Infantil 4, a coordenadora Tatiana Moro, com o objetivo de trabalhar o tema Pequenas Atenções, explicou que havia se recordado dos alunos com muito carinho e que, como forma de demonstrar seu afeto, pensou em fazer algumas brincadeiras com a turma. Ela trouxe para sala alguns tomates e caquis, e durante a rodinha, as crianças observaram as semelhanças e diferenças entre as frutas. Logo após realizaram duas brincadeiras: uma com a música O (...)

Leia mais

Infantil 5 e Fundamental 1 resgatam brincadeiras antigas no Dia do Brinquedo Temático

Unidade: Uberlândia

Para estimular as crianças do Infantil 5 ao Fundamental 1 a vivenciarem algumas brincadeiras da infância de seus pais e avós, as professoras enviaram um bilhete aos pais comunicando que no Dia do Brinquedo Temático os alunos iriam resgatar algumas brincadeiras antigas. Foi pedido que os alunos trouxessem peões, elásticos, cordas, jogos de botão, bambolês, cinco marias, vai-e-vem, ou qualquer outro brinquedo que levasse a cumprir o objetivo da atividade. Em sala de aula, as (...)

Leia mais

2º Ano B monta um aquário em sala a aprende sobre os peixes

Unidade: Goiânia

Os alunos do 2º Ano B montaram em sala de aula um aquário, onde estão criando um casal de peixes lebistes. De acordo com as professoras, esta atividade estimula os alunos a pensarem nas condições necessárias para manter um ser vivo, a forma correta de alimentá-los, aprendem sobre os cuidados e higiene com o aquário e a função de cada equipamento. “A atividade foi muito estimulante, inclusive com direito a votação para escolha do nome dos peixes: Pérola e Diamante”, (...)

Leia mais