Dinâmica promove compreensão dos alunos do Infantil 2 sobre a função do nome próprio

Unidade: Goiânia | 1 Dec 2018

Os alunos da turma Infantil 2 matutino participaram de uma dinâmica onde aprenderam mais sobre algumas das funções sociais do nome próprio. Na atividade proposta, cada aluno retirou e identificou seus sapatos com o nome e, em seguida, foi pedido às crianças para buscar o calçado de outro colega, sempre observando a etiqueta com o nome do dono.

O objetivo desta brincadeira consistiu em reconhecer o próprio nome e o de outras pessoas, compreendendo também que estes nomes identificavam a quem pertence cada objeto.

No entanto, o aprendizado gerado com este trabalho foi além, pois cultivou a atenção, a observação e estimulou a colaboração, ao fazer com que cada aluno tentasse encontrar e devolvesse os sapatos ao seu dono.

As educadoras Laiza Freitas e Skarlet justificam a aplicação desta dinâmica: “Sentimos a necessidade de variar os recursos da chamadinha feita no início da manhã e também de colocar as crianças em contato com o próprio nome e o dos colegas em diferentes situações, favorecendo assim a identificação do nome em várias circunstâncias”, explicaram.