Alunos do 6º Ano participam de atividades interdisciplinares sobre o consumo consciente

Unidade: Cidade Nova | 21 Oct 2018

Os alunos do 6º Ano trabalharam, interdisciplinarmente, as áreas de Geografia e Língua Portuguesa/Produção de Texto, o tema Consumo Consciente com o objetivo de demonstrar como o consumo está diretamente ligado a degradação ambiental e como o meio ambiente, por ser um direito fundamental, deve ser respeitado e garantido por todos.

O tema anual A busca do equilíbrio foi a base do projeto Equilíbrio Sustentável, que iniciou no mês de agosto e culminou na Mostra de Conhecimento, onde os alunos expuseram ideias de objetos customizados por eles com materiais reciclados, além de oficinas na modalidade “faça você mesmo”, com caixas de leite, suco e filtros de café.

Ao longo da trajetória a turma viveu muitos desafios. Nas aulas de Português foram realizadas conversas e definidos os valores/virtudes que fizeram parte do processo de criação dos textos poéticos. Esses remeteram ao equilíbrio sustentável e foram apresentados de forma criativa, por meio de uma poesia em garrafas. Os alunos produziram, também, um vídeo expondo o conceito que cada um deles possui sobre sustentabilidade.

Nas aulas de Geografia, os alunos têm aplicado os "7 R’s" nas suas diversas atividades do dia a dia. Repensar, recusar, reduzir, reparar, reutilizar, reciclar e reintegrar são os novos verbos que fazem parte do vocabulário dos alunos. Com o desafio de customizar um objeto para exibi-lo na Mostra de Conhecimento, eles apresentaram diversas criações, como bonecas com tampinhas de iogurte, cofres feitos com embalagem PET, marionetes com rolos de papel higiênico, puff com garrafas PET, um quadro de planejamento semanal feito em madeira, sacola com embalagem tetra pak, estojo feito com a barra da calça jeans, entre outros.

A moda sustentável incorpora o conceito de aproveitamento dos materiais, o uso de matéria prima ecologicamente correta e proveniente de comunidades tradicionais. Que tal utilizar as roupas o maior tempo possível e pensar em maneiras de prolongar o seu uso dando-lhes uma nova função? Refletir com as crianças sobre a importância do consumo consciente é buscar as respostas para as perguntas: eu realmente preciso disso?