Alunos do 1° Ano preparam receitas com beterraba plantada por eles na horta do Colégio

Unidade: Cidade Nova | 21 Oct 2018

As crianças do 1° Ano, com a ajuda da professora Esther Lima, colheram beterrabas na horta da escola para a preparação de dois alimentos. Com as folhas, elas fizeram um omelete e, com a raiz tuberosa, um suco com laranja.

Na ocasião, as crianças degustaram os alimentos e aprenderam o passo a passo das receitas com muito entusiasmo. Elas perceberam que é possível utilizar essa planta de diversas maneiras, inclusive para fazer um suco saboroso e colorido. Os alunos também fizeram o registro e levaram para suas famílias essa experiência de aproveitamento de toda a estrutura da beterraba (folhas e raiz).

A atividade integra o projeto Sustentabilidade, que está em sua segunda fase. Nesse momento, ele oferece a oportunidade para que as crianças experimentem os frutos do trabalho realizado na primeira fase, onde são feitos os plantios, os cuidados e as colheitas.

“Formar e desenvolver hábitos corresponde ao empoderamento de conhecimentos para a vida. Isso quer dizer que uma ação feita em conjunto pelos alunos, como o compartilhamento de experiências com as plantas cultivadas na horta, propicia aquisição de conhecimentos sobre as propriedades dos alimentos, além de ensinar a eles, por meio da preparação de receitas, como evitar o desperdício - uma mudança de conduta e atitude em busca do equilíbrio externo e interno”, destacou a docente Esther.