Sonetos ganham musicalidade nas vozes dos alunos do 6º e 7º Ano

Unidade: Cidade Nova | 9 Jun 2018

O soneto é uma pequena composição poética composta de 14 versos, com número variável de sílabas, sendo o mais frequente o decassílabo, e cujo último verso (dito chave de ouro) concentra em si a ideia principal do poema. Ele deve ser encerrado de maneira a encantar e surpreender o leitor. E assim o fizeram, os alunos do 6º e 7º Ano, nas aulas de Produção de Texto, em que aprenderam sobre esse tipo de texto. Depois foi proposta a produção de um soneto coletivo.

A forma de apresentação dos sonetos surpreendeu: foram gravadas, nas aulas de Informática, as vozes dos alunos que impuseram ao soneto diversas formas de musicalidade – uso de instrumentos, ritmos, rimas e muita alegria.

O trabalho foi apresentado durante o Festival Literário em que as famílias, com apenas um clique, se encantaram com o texto e as vozes dos alunos.