7º Ano se inspira em Concurso de Cartas e realiza suas produções

Unidade: Chapecó | 23 May 2018

Os alunos do 7º Ano ficaram muito estimulados com o Concurso Internacional de Cartas, promovido pela União Postal Universal (UPU), do qual os alunos do 8º e 9º Ano participaram.

Aproveitando este estímulo, a professora de Língua Portuguesa, Juliete Ilha Partichelli, organizou uma roda de conversa entre as turmas do 9º e 7º Ano, onde os alunos levaram sua compreensão acerca de como foi a experiência de participar do concurso, como fizeram o registro deste gênero textual, o que foi importante observar, pesquisar e outras ponderações pertinentes para fazer uma boa produção.  Os alunos também relataram sobre o esforço em reescrever várias vezes e a necessidade do aperfeiçoamento do texto.

Após essa conversa, com a orientação da regente, a turma se desafiou a participar de um concurso de cartas com o tema Carta da Paz, no qual cada aluno deveria escrever uma carta com objetivo de pedir a paz, seja perante as guerras, a discriminação ou outros aspectos,  tendo como foco a mensagem que gostaria de deixar para os leitores. Cada aluno criou um pseudônimo para não ser identificado.

As cartas foram lidas e avaliadas pela turma do 9º Ano, nas aulas de redação, o que gerou bastante movimento na turma, pois os alunos  colocaram-se  no papel de professores, com a responsabilidade de escolher as três melhores cartas.

“Foi uma atividade muito especial, pois os alunos se colocaram como responsáveis para escolher a carta que melhor representasse o objetivo de  salvar vidas e de ajudar a resolver conflitos que contribuem para a degradação da humanidade”, relatou a professora Juliete.

Veja abaixo trecho da carta do aluno Frederico H. Bogo:

“ (...) Antes da guerra, eu era líder de uma organização da paz. Eu tentava de todas as formas fazer as pessoas resolverem suas diferenças sem conflitos, apenas conversando e promovendo acordos, para que ninguém fosse rejeitado, para que a violência, tanto física quanto verbal, acabasse. Parece, entretanto, que eu me enganei quanto à forma de promover essa ideia de paz. Eu tentava convencer todos com outdoors, propagandas digitais, etc. Mas agora sei que o jeito certo é arrancar o mal pela raiz, ou seja, me  preocupar mais com a educação das crianças, que, como todos sabem, são o futuro da humanidade.. (...)”.

Os alunos vencedores receberam vale-livros, referentes ao 1º, 2º e 3º lugar.

1º lugar: Frederico Hoffmann Bogo

2º lugar: Paola Miolo

3º lugar: Lucas Pit

O aluno Frederico, primeiro colocado, registrou o seu sentir: “Achei muito legal a realização desse concurso, pois além de nos preparar para o concurso que participaremos ano que vem, influenciou-nos a pesquisar e aprender sobre o tema das nossas cartas. Me esforcei bastante para fazer a minha carta, sempre usando o que aprendi em aula. Mesmo assim, não estava muito confiante e, quando o resultado veio, fiquei bem feliz. Já troquei o meu vale-livro por um conto de mistério.”