Turma do Infantil 5 brinca com “Caixinha dos Nomes” e cultiva amizades

Unidade: Goiânia | 14 May 2018

Visando trabalhar o eixo Linguagem Oral e Escrita, as professoras do Infantil 5, Dayanna Gomes e Viviann Waleska,  propuseram uma brincadeira denominada Caixinha dos nomes. Outro objetivo da atividade foi estimular o cultivo do afeto, bem como a formação do vínculo de amizade entre os alunos.

As crianças foram para o ginásio e foram orientadas a fazerem uma rodinha. Em seguida, ao som de uma música bem alegre, a caixa foi passando de mão em mão; com a colaboração de uma das professoras, a música era vez por outra pausada e a criança que segurava a caixa nesse momento retirava dela uma ficha contendo um nome. Ao olhar e ler o nome escrito na ficha, deveria identificar qual era a letra inicial do nome do colega, e em seguida deveria dar-lhe um abraço bem afetuoso.

Ao voltar para a sala, a professora Dayanna colou no quadro as fichas que os alunos retiraram ao longo da brincadeira e retomou as listas com os nomes na pasta de leitura, perguntando aos alunos: “Qual é o primeiro nome da lista de meninos? E o último? Por quê? Qual foi o critério para organizar os nomes que a professora utilizou?”.

Na ocasião foi explorada a ordem alfabética dos nomes com a ajuda das crianças. Foi observado também quais nomes e sobrenomes se repetiam.

“As crianças demonstraram muito interesse. Fizemos os combinados da atividade e de como ela aconteceria antes de sair para quadra. Assim, a atividade transcorreu muito bem e foi estimulante o tempo todo, com grandes demonstrações de afeto e alegria estampadas no rostinho de cada criança”, observaram as professoras.