8º Ano aprende sobre as peculiaridades do México na aula de Espanhol

Unidade: Chapecó | 14 May 2018

A professora Karine Damiani, regente da disciplina de Língua Espanhola do Ensino Fundamental 2,  realizou uma aula diferente para os alunos do 8º Ano, considerando alguns aspectos do Espanhol.

Para a Pedagogia Logosófica, o conhecimento é melhor compreendido quando inserimos parte de nossa vida nessa descoberta, ou seja, quando relacionamos vivências e conhecimentos anteriores ao tema em questão. Pensando nisso, a professora organizou uma aula especial, com o objetivo de relatar um pouco de sua experiência vivenciada em um período de seis meses no México durante a realização de um intercâmbio.

Com esta proposta, a docente apresentou imagens, fotografias dos pontos turísticos e lugares onde trabalhou e visitou, comidas típicas, vestimentas, festivais, bebidas, dentre outros aspectos culturais. Além disso, também expôs sobre como foi a experiência de ensinar Português para crianças de seis a doze anos em três colégios, sendo dois públicos e um privado daquele país.

Para despertar ainda mais o interesse dos estudantes, a docente levou para a sala de aula alguns objetos típicos da cultura mexicana, tais como roupas, moedas, artefatos religiosos, brinquedos, livros, bebidas, temperos, artesanatos, entre outros.

Os alunos mostraram-se atentos ao relato e curiosos em conhecer os objetos. Além disso, puderam observar alguns aspectos geográficos, linguísticos, sociais e históricos de um país que possui uma diversidade de culturas.

Em seu planejamento, a professora dará sequência ao trabalho desenvolvido, a partir de uma proposta de aula que visa preparar pratos típicos da cultura mexicana, como, por exemplo, ponche, guacamole, mole, pimiento relleno, tacos e chilaquiles  com os alunos.