Página: 49 de 915
1º Ano do Ensino Médio colore fogo
Os estudantes do 1º Ano do Ensino Médio utilizaram sais e suas soluções em uma chama e observaram o efeito causado pela transição eletrônica (salto quântico). Eles comprovaram que as cores estão associadas aos cátions presentes em cada sal. Por meio desse experimento, os alunos compreenderam o fenômeno responsável pelas cores nos fogos de (...)
Leia maisUma "fábrica" de água sanitária, no 2º Ano do Ensino Médio
Os alunos do 2º Ano do Ensino Médio, no laboratório de Química, como donos hipotéticos de uma fábrica de água sanitária, deveriam produzir o produto e criar o rótulo para ele, com informações importantes como nome da empresa e concentração de hipoclorito de sódio. Os “proprietários” foram bem criativos. Como exemplo, tivemos a BCC sanitizante das alunas Beatriz, Cecília Borges de Andrade e Cecília Maia Vilela do 2º Ano B. De forma lúdica, descontraída, os estudantes (...)
Leia maisTesouros de antigamente, no 4º Ano A
Os alunos do 4º Ano A têm pesquisado sobre os tesouros de antigamente. Descobriram o que são as tão faladas especiarias e cada um apresentou o que aprendeu para a turma. Interessante pensar que o que foi tão valioso no passado, hoje custa pouco. Atualmente, o que podemos considerar como um tesouro? E para a vida toda, quais tesouros devo (...)
Leia maisCriação coletiva no 1º Ano do Ensino Médio
Na disciplina de Artes, o 1° Ano do Ensino Médio realizou a Primeira Mostra do Projeto de Criação Coletiva. A disciplina é dividia em duas disciplinas da área da Linguagem, Artes Musicais e Artes Cênicas. Ao longo do semestre, cada metade da turma vivencia uma das Artes e, ao final, mostra o resultado desse processo de criação coletiva em uma apresentação. Quem cursou Teatro optou por uma produção que lembrasse os livros da famosa autora Agatha Christie. Esse grupo produziu uma (...)
Leia mais3º Ano B "viaja" para a Antártica
Os alunos do 3º Ano B embarcaram em uma viagem à Antártica na aula de Literatura, com a leitura do livro “Férias na Antártica”, escrito pelas irmãs Klink. As crianças vieram preparadas para uma grande viagem pelos oceanos trazendo seus pertences para uma aventura gelada. O início da leitura foi feito na quadra da Escola, onde o clima já estava bem frio. Foram momentos bem emocionantes e divertidos em que se destacaram o cultivo do respeito e da amizade, valores essenciais na boa (...)
Leia mais"Diga não ao bullying", no 2º Ano A do Ensino Fundamental
A turma do 2º Ano A do Ensino Fundamental está aprendendo sobre o gênero textual – propaganda. Em casa, as crianças fizeram um cartaz com o tema: Combatendo o Bullying na Escola. Muitas conversas têm sido realizadas em sala sobre o assunto e, juntos, estamos reforçando conceitos importantes para a vida como o respeito, a amizade e ser valente para a defender o que é certo. Vejam as (...)
Leia maisVisita de Buenos Aires no Infantil 5
Os alunos do Infantil 5 A receberam a amiga Marina que, desde o início do ano, foi morar na Argentina e está estudando no Colégio Logosófico de lá! As crianças ficaram felizes em revê-la e quiseram saber muitas coisas do país em que ela está morando, inclusive, se o uniforme do Colégio Logosófico argentino é colorido como o daqui. O Colégio Logosófico de Buenos Aires faz parte do Sistema Logosófico de Educação (SLE). Ficamos felizes demais com a (...)
Leia maisAlunos do Aprofundamento de Ciências da Natureza do 2º Ano do Ensino Médio desenvolveram o Projeto Poluição Ambiental
Os alunos realizaram o projeto procurando conhecer as causas, consequências, bem como, possíveis soluções para alguns dos problemas que afetam toda a sociedade. Pesquisaram, de forma aprofundada, sobre diferentes causadores da poluição do ar, além de proporem ações que cada cidadão pode adotar para ajudar a reduzir o impacto negativo no meio ambiente. A ampliação dos conhecimentos e o engajamento dos jovens são um exemplo inspirador de como a educação pode ser uma ferramenta (...)
Leia mais1º Ano do Ensino Médio realiza pesquisa sobre a radioatividade
Os estudantes do 1º Ano do Ensino Médio responderam a uma pesquisa guiada sobre radioatividade. Em seguida, realizaram um júri simulado sobre o tema. Dois grupos debateram sobre o tema e um terceiro grupo analisaria os argumentos de cada grupo debatedor e julgaria para chegar a um veredicto. Havia a participação de alunos que faziam o papel de testemunhas de diversos setores, como cientistas, vítimas de acidentes e pacientes oncológicos. Esse momento foi uma boa oportunidade para que (...)
Leia mais3º Ano realiza trabalho em preparo para o Enem
Os estudantes do 3° Ano do Ensino Médio apresentaram um riquíssimo trabalho sobre gêneros textuais e estratégias de leitura (Text Genres & Reading Strategies). A ideia é conhecer bem os gêneros textuais que mais comumente aparecem no Enem e em provas de vestibular para que os alunos tenham um melhor desempenho nos (...)
Leia mais