História inspira crianças do Infantil 3 a pensarem sobre a amizade

Unidade: Cidade Nova | 7 Nov 2017

Os professoras do Infantil 3, Naiane Monique e Sulamar, apresentaram aos alunos alguns exemplares da coleção O mundinho, da autora Ingrid Byesemyer, e realizaram uma votação em sala acerca das temáticas que a turma mais gostou. Diante do resultado obtido, as docentes deram início a um estudo sobre os animais.

“A partir das investigações planejadas estamos estimulando as crianças a refletirem sobre a grande variedade de animais que existe em nossa Pátria, quais os fatores que os diferenciam e os elementos que podemos aprender para a vida através da observação das espécies”, explicou Naiane.

Na última atividade realizada, por meio de uma apresentação em powerpoint, as professoras apresentaram a história da personagem Sara. Trata-se de uma menina que estava tendo muita dificuldade para lidar com seus amigos com carinho e respeito. Não demorou muito e eles começaram a se afastar de Sara por causa disso.  Certo dia, sua mãe a levou para conhecer uma loja que vende aquários. Chegando lá, solicitou que a filha observasse dois tipos: um que havia muitos peixes, de espécies variadas, e um outro que tinha apenas um peixe, o Beta, conhecido como um peixe brigão. Ao observar o último, Sara perguntou por qual motivo aquele animal estava sozinho. A mãe lhe explicou que o peixe Beta macho não se relaciona bem com as outras espécies, por isso é colocado sozinho no aquário. Ressaltou também que, algo semelhante acontece no convívio humano, pois quando não tratamos bem os nossos entes queridos, eles tendem a se afastar. Ao final da explicação, a mãe lançou o seguinte questionamento à filha: E você minha querida, quer ter muitos amigos e viver rodeada de pessoas queridas, ou quer viver sozinha, como o peixe Beta? Rapidamente Sara pontuou que quer ter muitos amigos e observou a necessidade de superar seu comportamento para alcançar este propósito.

“A turma adorou conhecer essa história! Nossas crianças adoram cultivar novas amizades. Ter amigos e algo que enche o nosso coração de alegria! Todos tem se esforçado para tratar a todos com carinho e respeito”, observaram as professoras.