Unidade Florianópolis realiza abertura do projeto institucional “Criança e Professor”

Unidade: Florianópolis | 23 Oct 2016

No sábado letivo do mês de outubro ocorreu a abertura do projeto institucional que tem dentre seus objetivos promover reflexões visando ampliação dos conceitos sobre a criança e o professor e como se apresenta a relação que se estabelece entre eles, descobrindo o que há para ser superado. Em torno do que e para que ela existe? Certamente, ambos vão em busca do conhecimento, embora de posições diferentes.

Na relação que permeia entre ambos, deve existir o elemento imprescindível,  segundo González Pecotche "... tudo quanto o homem pense e faça deve, necessariamente, estar influído por essa força interna que se chama afeto, e ensina que todo estudo deve ser realizado com sentimento altruísta, a fim de que o esforço individual contribua para a elevação e felicidade do gênero humano.”

A docente Gleise Nunes Pires Giovanaz fez a  apresentação do projeto de Educação Ambiental do Colégio, que visa proporcionar às crianças a reflexão partindo das observações e exploração do meio em que estão inseridas. Ela  explicou que abordará a importância da biodiversidade, o cuidado com a natureza, ecossistemas, entre outros temas. Fazendo parte do projeto de Educação Ambiental, os familiares foram convidados a participar do projeto de reciclagem de resíduos orgânicos, colaborando voluntariamente com a coleta desses resíduos produzidos em casa, utilizando sacos biodegradáveis distribuídos pelo Colégio. O material coletado na escola será recolhido pela Procomposto, empresa parceira do Colégio, especializada em compostagem desse tipo de resíduos. Seu diretor, Américo Stella Net, esteve presente no evento e expôs como podemos ajudar nosso meio ambiente, fazendo parte desse processo sustentável.

Encerrando a manhã, o Coral da ELETROSUL, regido pelo maestro Robson Medeiros Vicente e tendo alguns avós das crianças como componentes, encantou pais, docentes e crianças. O repertorio eclético incluiu clássicos da música universal e também regional, como Rancho de Amor à Ilha.

Em seguida, algumas crianças de turmas diversas homenagearam os professores com uma apresentação musical surpresa. Elas se dedicaram aos ensaios, que foram organizados pelos pais, e subiram ao palco do auditório para expressarem por meio da música, a gratidão e o carinho pelos docentes.