Página: 134 de 918
Ensino Fundamental realiza a 28ª Olimpíada do Colégio Logosófico
Os alunos do Ensino Fundamental foram divididos em dois grupos iguais e equânimes. Por meio de votação, as cores dos times em 2023 foram separadas em amarelo e vermelho. Cada aluno se inscreveu em no mínimo dois jogos de quadra e um de mesa e, com o auxílio dos professores, os times foram montados de modo que respeitassem a idade e a condição de cada um. Foi no início de junho que aconteceu a abertura das olimpíadas. As crianças, de cada segmento, que se destacaram por superar as (...)
Leia maisAlunos do 8º e 9º Ano visitam o Museu de Ciências Morfológicas da UFMG
As turmas do 8º e 9º Ano tiveram a oportunidade de visitar o Museu de Ciências Morfológicas da UFMG, que possui um enfoque especializado no estudo do corpo humano. Essas Ciências Morfológicas englobam áreas fundamentais para compreender a estrutura e o funcionamento dos organismos, como a Embriologia, que explora o desenvolvimento embrionário e fetal desde a fertilização até o nascimento; a Anatomia, que estuda aspectos como forma, dimensão, constituição e localização dos (...)
Leia maisRede de supermercados fictícia é montada pelos alunos do 4º Ano para praticar conceitos sobre comércio e sistema monetário
As professoras Andréia Gonçalves e Elisiane Souto deram continuidade ao estudo de Geografia e História sobre o início do comércio na humanidade, envolvendo os alunos do 4º Ano em uma emocionante atividade: a montagem de uma rede de supermercados dentro da sala de aula. Inicialmente, os alunos foram solicitados a trazer embalagens vazias de produtos diversos e encartes de propagandas de supermercados. A partir da análise desses materiais, foram trabalhados conceitos já estudados (...)
Leia maisAlunos do 3º Ano realizam atividade prática para consolidar o aprendizado sobre adjetivos
As professoras Renata Matheus e Anne Pimentel organizaram uma atividade prática muito significativa para a turma do 3º Ano, com o objetivo de consolidar o aprendizado sobre adjetivos. Realizaram um sorteio com os nomes de todos os alunos e, ao descobrir qual amigo havia sido sorteado, cada aluno deveria escrever duas virtudes que observa naquela pessoa. Posteriormente, no pátio da escola, os nomes dos colegas foram revelados e cada aluno teve a oportunidade de compartilhar o que havia (...)
Leia maisRevista Picolé: Passatempos Educativos para o 1º Ano
As professoras Nara Drumond e Ana Clara Santos apresentaram aos alunos do 1º Ano um material pedagógico inovador que será utilizado ao longo do ano letivo: a revista Picolé - Passatempos Educativos. Essa revista é uma coletânea de jogos divertidos, como caça-palavras, jogo dos erros, labirinto e muito mais, que estimulam o raciocínio lógico, a percepção visual e contribuem para a ampliação do vocabulário dos alunos. Empolgados com a novidade, as crianças folhearam suas (...)
Leia maisExcursão da turma do 2º Ano à Feira dos Produtores: uma abordagem interdisciplinar
As crianças do 2º Ano adoraram participar da excursão para a Feira dos Produtores. A partir dessa atividade, tiveram a oportunidade de aplicar e experimentar elementos trabalhados em várias áreas de conhecimento: Português, temática abordada no projeto literário, com o livro “O bairro de Marcelo, de Ruth Rocha”, e elaboração de uma lista de compras; Matemática, sistema monetário, unidades de medidas e operações matemáticas; História, observação dos elementos presentes no (...)
Leia mais8º Ano realiza excursão para o Projeto Interagir no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG
Este projeto de extensão desenvolvido na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, no Instituto de Ciências Biológicas, tem como objetivo integrar a universidade e as escolas de ensino fundamental, onde os alunos vivem uma importante experiência de aprendizado sobre o corpo humano e a saúde. Durante a visita, além de conhecerem uma parte muito interessante do espaço universitário, a turma teve a oportunidade de experimentar a biologia na prática, por meio do contato com (...)
Leia maisDissolveu ou derreteu? 2º Ano do Ensino Médio comprova diferença em prática no laboratório
As Professoras Fabiana Costa e Ward Lauar propuseram aos alunos que fizessem um experimento em pequena escala de uma solução supersaturada com a substância tiossulfato de sódio pentahidratado. Após colocar alguns cristais deste sal em um tubo de ensaio, deixaram os tubos no aquecimento em banho maria. Os alunos perceberam que o conceito correto no momento do aquecimento para os cristais que passavam de sólido para o estado líquido era derreter e que, após este início de (...)
Leia maisTurmas do 1º Ano do Ensino Médio estudam o processo de combustão da vela em aula experimental
Nessa aula, os estudantes do 1º Ano do Ensino Médio puderam compreender a combustão de uma vela de forma detalhada. Foram estudadas as regiões e temperaturas da chama. De forma investigativa, os estudantes fizeram alguns testes e concluíram que o combustível da vela é a parafina gasosa. Também foi possível perceber pelos experimentos que a ausência de oxigênio e a presença de gás carbônico contribuem para que a chama se apague. Segundo as professoras Fabiana Costa e Ward (...)
Leia maisTurma do 5º Ano planta muda de pau-brasil no parque de cordas
A turma do 5º Ano, juntamente com o senhor Artêmio Frasson e o senhor Ilário Moretto, realizaram a plantação de uma muda de pau-brasil, árvore símbolo do Brasil. A muda foi uma doação do senhor Ilário como forma de colaborar com o Colégio e agregar mais conhecimentos para as aulas de História. Ao plantar a árvore, o senhor Artêmio falou que o nome científico do pau-brasil é paubrasilia echinata, espécie nativa das florestas tropicais brasileiras e que está presente no bioma (...)
Leia mais