O 4º Ano culmina uma leitura especial com muitas reflexões e aprendizados

Unidade: Chapecó | 15 May 2022

Com a culminação da leitura do livro "O segredo da xícara cor de nuvem", de Sônia Barros, a turma do 4º Ano viveu um momento muito sensível.

O livro conta a história de uma avó que guarda um segredo para revelar à sua neta, sobre uma xícara que existe na família há muitas gerações. Toda a história se desenvolve com muito afeto e ternura até que o grande segredo é revelado:

(...) A menina não acreditou, sentiu acelerar no peito o coração. A avó tinha colocado o chá nas duas xícaras, e oferecia uma para a neta. A xícara cor de nuvem! 

- A sua xícara vovó?

(...) A avó, tomando-lhe uma das mãos, começa a contar a história de seus preciosos presentes. Diz à neta que a xícara e a boneca são tesouros que foram ofertados pela sua avó. Avó da avó de Marina.

(Trechos extraído do livro, O segredo da xícara cor de nuvem, de Sônia Barros)

As professoras Kelly C. Zick, Amanda Popiolski e Jéssica Kriki prepararam um Chá da Tarde com deliciosos bolinhos de chuva e chá de leite, como mencionados no livro, e pediram que cada aluno trouxesse de casa uma “xícara especial” para compartilhar com os colegas as histórias sobre o objeto.

Foi um momento muito especial! As crianças comentavam:

“A minha xícara foi um presente de meus pais, eles foram viajar e eu fiquei sozinha, quando voltaram me trouxeram ela de presente.” - Elena, 9 anos.

“A minha xícara passou pelo meu biso, que eu nem conheci, depois pela minha avó, meu pai e depois para mim!” - Isabela Baldissareli, 9 anos.

“A minha xícara foi feita pelo meu avô com muito amor e gratidão!” - Gabriel Pan, 9 anos.

Ao final da atividade, a aluna Isabeli Sirena relatou: “Profe, agora nossas xícaras terão duas histórias! Essa que contamos e também esse momento que vivemos com elas, o Chá da tarde do 4º Ano!”

Quantas histórias de valor que encantaram a todos! Em cada relato as professoras perceberam muita alegria e afeto em compartilhar, além de uma doce recordação, que traz o passado para o presente e estimula o cultivo da gratidão.