Gratidão: um valor a ser ensinado

Autor(a): Eduardo Barbosa
Unidade Cidade Nova

Os Colégios Logosóficos adotam uma linha pedagógica que se caracteriza pelo incentivo ao desenvolvimento, no aluno, das funções de estudar, aprender, ensinar, pensar e realizar. Esse estímulo tem reflexos positivos tanto na aprendizagem dos conteúdos curriculares como no cultivo de valores permanentes para a vida.

Paralelamente ao desenvolvimento das capacidades da inteligência, a Pedagogia Logosófica estimula o cultivo de sentimentos que, convertidos em valores permanentes, formam a base para uma vida mais consciente, equilibrada e feliz.

Um sentimento que parece se tornar cada vez mais ausente da vida contemporânea é o de gratidão. No entanto, trata-se de um valor que pode definir nada menos do que nossa própria felicidade.

Quem são os que levam em conta certos fatos vividos, os quais, por serem os mais gratos à vida, deveriam permanecer sempre frescos em sua memória? Muito poucos. A maioria esquece, com muita frequência, os momentos em que experimenta uma verdadeira felicidade. O instante em que se presta ajuda a alguém, com a melhor disposição de ânimo, ou o contrário, quando aquele recebe a ajuda, comove profundamente o espírito. Nos dois casos, surge a felicidade, e o ato, de verdadeiros caracteres emotivos, predispõe à gratidão: no primeiro caso, por ter sido permitido ajudar; no segundo, por ter recebido ajuda.

E, assim, muitos passam pela vida sem tempo ou espaço para recordar o bem recebido, sendo a própria vida o maior e mais valioso desses bens.

A gratidão é uma das virtudes que o homem lança no mais completo abandono e indiferença. Não seria ousado expressar que é justamente por esta causa que ele padeceu e padece tantos sofrimentos, pois, quando a gratidão está ausente do coração humano, os bons sentimentos se debilitam e a pessoa corre o risco de atrair sobre si todo o mal que a ingratidão acarreta.

Meditando sobre essas palavras, podemos ver a importância que assume, tanto no ambiente escolar como no ambiente familiar, o esforço consciente dos pais e educadores para ensinar aos nossos filhos o cultivo desse nobre sentimento.