A experiência do Vestibular
Dalmy Gama
Para você, jovem aspirante aos cursos superiores, a experiência do vestibular traz consigo um campo de luta de singulares projeções psicológicas. Entre o estudante e o seu ideal de ser um médico, um professor, um engenheiro, um farmacêutico etc, existe o desafio dos exames vestibulares, em forma de obstáculo a ser transposto. É certo que cada jovem vive a seu modo os transes dessa luta, (...)
Ler artigo completoGratidão: um valor a ser ensinado
Eduardo Barbosa
Os Colégios Logosóficos adotam uma linha pedagógica que se caracteriza pelo incentivo ao desenvolvimento, no aluno, das funções de estudar, aprender, ensinar, pensar e realizar. Esse estímulo tem reflexos positivos tanto na aprendizagem dos conteúdos curriculares como no cultivo de valores permanentes para a vida. Paralelamente ao desenvolvimento das capacidades da inteligência, a (...)
Ler artigo completoPara onde vai a Escola? Para onde vai a Família?
Marise Alencar
Participar de congressos, ler, estudar, concluir graduações, pós-graduações, mestrados, enfim, tudo isso significa muitos estímulos e novos conhecimentos para um educador. Numa dessas maratonas para capacitar-me, ouvi uma explicação do que significava a palavra “aluno”. Levei um susto. Cheguei a ficar um pouco pensativa por alguns segundos, após o que ouvi. Em latim, “aluno” (...)
Ler artigo completoEnsinando a ser bom, mas não ingênuo
Simone Raposo
Outro dia, ao preparar-me para uma conversa com pais de alunos adolescentes sobre o que é ser bom nos dias de hoje, repassei mentalmente algumas das muitas perguntas que as pessoas têm sobre esse assunto. Perguntas embaraçosas, muitas vezes, como estas: Afinal de contas, como ensinar a ser bom num mundo sabidamente povoado de maldades? E essa história de fazer o bem sem a olhar a quem, (...)
Ler artigo completoEducar a criança. Para quê?
Marise Alencar
Muitos são os aspectos que devem ser levados em conta para educar uma criança. Para estes pequenos seres, que chegam ao mundo, estão reservadas muitas experiências. Como pais, esperamos que vivam com saúde e que tudo ocorra da melhor forma possível. Mas o que muitos que têm a seu cargo a condução da vida dos menores não se advertem é que há muito que plantar nesses canteiros tão (...)
Ler artigo completo