Infantil 2 realiza divertida atividade de pintura com água

Unidade: Cidade Nova | 17 Jul 2021

A professora Rosemary Gurgel propôs aos alunos uma pintura sem usar tinta. "Pintura sem tinta?" "Sim!" O Infantil 2 pintou o quadro negro, que fica no pátio da escola, usando pincel e água.

As crianças criaram desenhos, atentas a como deveriam pegar no pincel. Observaram o que acontecia com os seus desenhos, pois pintavam e, de repente, o desenho logo começava a sumir.

Durante a atividade, a docente fez muitas perguntas sobre o que estava acontecendo, estimulando o raciocínio e a observação dos alunos: Por que o desenho some? O quadro está quente ou frio? A água está fria ou quente? Por que a água escorre quando começamos a desenhar?  O quadro é liso ou áspero igual ao chão?

Um dos alunos respondeu que a água escorria porque o pincel estava com um “tantão” de água.

Essa atividade, além de proporcionar a todos uma experiência feliz e desafiadora, também explorou importantes objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC:  “A criança deve desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear; e usar diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos” - relatou a professora Rosemary Gurgel.