A professora Rosemary Gurgel propôs aos alunos uma pintura sem usar tinta. "Pintura sem tinta?" "Sim!" O Infantil 2 pintou o quadro negro, que fica no pátio da escola, usando pincel e água.
As crianças criaram desenhos, atentas a como deveriam pegar no pincel. Observaram o que acontecia com os seus desenhos, pois pintavam e, de repente, o desenho logo começava a sumir.
Durante a atividade, a docente fez muitas perguntas sobre o que estava acontecendo, estimulando o raciocínio e a observação dos alunos: Por que o desenho some? O quadro está quente ou frio? A água está fria ou quente? Por que a água escorre quando começamos a desenhar? O quadro é liso ou áspero igual ao chão?
Um dos alunos respondeu que a água escorria porque o pincel estava com um “tantão” de água.
Essa atividade, além de proporcionar a todos uma experiência feliz e desafiadora, também explorou importantes objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC: “A criança deve desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear; e usar diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos” - relatou a professora Rosemary Gurgel.