Júri simulado é realizado na aula de História com os alunos do 8º Ano

Unidade: Cidade Nova | 17 Jul 2021

Os alunos do 8ºAno participaram de uma atividade super interessante e estimulante na aula de História. Eles realizaram um júri simulado sobre o legado histórico de Napoleão Bonaparte, a partir da seguinte questão: "Bonaparte foi um libertador que salvou os ideais da Revolução Francesa ou um tirano conquistador?"

Divididos em acusação, defesa, réu e jurados, os alunos, orientados pelo professor Henrique Goulart, estudaram o período histórico da Era Napoleônica, e prepararam apresentações de abertura, argumentos de acusação e defesa, contra-argumentos e apelos aos jurados. Esses, em contrapartida, levantaram os pontos favoráveis e contrários ao réu levantados durante o debate e o julgamento realizados ao longo de duas aulas de História, emitindo uma decisão final ao juiz (professor). O professor emitiu o veredito a partir dos trabalhos, apresentações e argumentos apresentados pela turma.

O trabalho visou proporcionar um mergulho no contexto histórico da Era Napoleônica, a fim de proporcionar aos alunos a compreensão dos avanços e contradições desse período histórico por meio da experimentação.

A atividade também favoreceu o aprendizado dos alunos e foi muito estimulante no quesito acadêmico, mostrando o ótimo preparo de todos antes e durante a realização do júri simulado. Além disso, provou-se uma oportunidade para a turma desenvolver habilidades essenciais para os estudantes, como a argumentação oral e o trabalho em equipe.