O 4º Ano A confecciona polígonos com massinha e aprende novos conceitos de Geometria

Unidade: Funcionários | 13 May 2021

Um dos conteúdos curriculares do 4º Ano é Geometria. Para trabalhar o conceito de polígono, as professoras Maria Natália Serpa e Fábia Colombarolli propuseram um desafio para os alunos do 4º Ano A: montar polígonos com massinha de modelar.

Alguns conceitos importantes foram trabalhados na atividade, como segmento de reta e figuras planas.

A atividade gerou muito interesse e as professoras puderam alcançar objetivos importantes:

  • Ensinar conceitos básicos usando estímulos diferentes
  • Viver uma experiência que favoreça a fixação dos conceitos adquiridos
  • Corrigir os conceitos equivocados
  • Propiciar um campo experimental para a observação de si mesmo e do cultivo de valores

Durante toda a confecção dos polígonos, os alunos se exercitaram no cultivo da atenção e da persistência.

Como estímulo ao desenvolvimento das funções de estudar, de aprender, de pensar e de realizar, as professoras Natália e Fábia criaram um ambiente de respeito e afeto para que as crianças se sentissem à vontade para manifestar suas dúvidas ou dificuldades.

“A maioria dos conceitos é nova e muitos se confundem. A turma tem realizado esforço para absorver as novidades, esclarecendo as dúvidas e realizando atividades variadas, como vídeos e uso de sólidos geométricos que cada uma localiza em casa, por exemplo.”, explicou a professora Natália.

“A atividade foi estimulante e alegre. Os alunos adoraram moldar as figuras em massinha e fizeram questão de mostrar seus trabalhos. Muitos alunos pediram a palavra para participar e, dessa forma, tiveram oportunidades para fixar o conteúdo ou tirar suas dúvidas, como, por exemplo, quando uma aluna modelou uma estrela e expliquei que em um polígono as retas não se cruzam. Ver as crianças aprendendo felizes é o melhor que se pode esperar! E como fixa o conteúdo! Uma das crianças me mostrou feliz um círculo, que não é polígono. E ao dizer a ela que o círculo tinha ficado lindo mas não era polígono porque não era formado de segmentos de retas, ficou nítido que essa criança não mais se esqueceria do que aprendeu. O mesmo ocorreu quando outra criança mostrou a linda estrela que havia feito, com linhas se cruzando, e que, por isso, não era um exemplo de polígono. Cada criança mostrava seu trabalho com as massinhas e íamos de forma alegre analisando e recordando as características que deve conter um polígono.”, continuou.

A interdisciplinaridade também tem acontecido durante as aulas de Matemática e, por isso, a turma aprendeu alguns termos em Inglês: polygon, triangle, pentagon, circle.