Atividades de leitura e produção de textos sobre narrativas de aventura são trabalhadas nas aulas do 6º Ano

Unidade: Cidade Nova | 6 Apr 2021

Atividades de leitura sobre narrativas de aventura e a produção desse gênero, focando em suas características marcantes, como o emprego intencional de marcadores temporais e a presença de um personagem que representa a sabedoria, são trabalhadas nas aulas remotas de Produção de Texto do 6º Ano, com muita alegria e entusiasmo.

Geralmente, os contos mais populares costumam ser os de fadas. Porém, há vários outros que também devem ser apresentados às crianças para que conheçam diferentes tipos de personagem, ambientação, desenvolvimento, estrutura de enredo e até de desfecho. O contato sistematizado com esse material é válido, pois, para produzir textos, independentemente do gênero, a turma precisa ter um conhecimento de produções literárias diversas.

Um bom conto de aventura prende o leitor à trama da primeira à última linha, deixando o público aflito para esclarecer o que está por vir e, evidentemente, como a história termina. Após as aulas, a professora propõe a leitura e análise de diversos contos de aventura. Todos ouvem com entusiasmo e, inspirados pelos textos, produzem seus próprios contos e se preparam para a exposição oral dos mesmos.