1° Ano investiga a grande variedade de riquezas naturais por meio do projeto “Uma viagem pelo Brasil”

Unidade: Cidade Nova | 30 Nov 2020

Com o projeto Uma viagem pelo Brasil, a turma do 1° Ano desfrutou da oportunidade de investigar e observar a grande variedade de riquezas naturais que existem em nosso país. Os alunos iniciaram os estudos promovendo uma pesquisa acerca das comidas típicas de cada região e depois fizeram uma investigação sobre os biomas brasileiros.

As crianças aprenderam que o nosso país possui seis biomas e que cada um apresenta características específicas. As docentes Naiane Monique e Letícia Fajardo realizaram uma votação para decidir qual aspecto dos biomas brasileiros seria aprofundado seus estudos. Significativa parte da turma manifestou o interesse de investigar mais sobre os animais que vivem em cada bioma.

Com intuito de estimular o envolvimento das crianças nesse estudo, as docentes planejaram uma atividade na qual cada aluno ficou responsável por pesquisar sobre um animal de cada bioma, e antes de apresentar essa proposta de atividade, elas gravaram uma reportagem sobre um animal específico. A professora  Naiane produziu uma notícia falando sobre a anta, um animal típico do bioma Amazônico. Já  a docente Letícia, gravou uma notícia sobre o calango, animal típico do bioma Cerrado. As crianças adoraram os vídeos! Tiveram a oportunidade de aprender algumas peculiaridades dessas espécies e sentiram-se estimuladas com a nova proposta de estudo do projeto.

As crianças adoram observar a natureza e suas riquezas! A partir desses estudos, elas tiveram a oportunidade de compreender a importância dos recursos presentes e como cada cidadão realiza sua parte de esforço para preservá-los.