Misturas homogêneas e heterogêneas ensinam sobre a amizade no 4º Ano

Unidade: Chapecó | 18 Sep 2020

Ao estudar sobre as misturas do dia a dia na turma do 4º Ano, as professoras Amanda Popiolski e Stefani A. Bosco, com o objetivo de estimular a troca de ideias entre os alunos, fizeram o seguinte questionamento: “Vocês sabem citar exemplos de misturas que são utilizadas em suas residências?”.

As docentes observaram que alguns alunos apresentavam conhecimentos prévios, provenientes do dia a dia e do ambiente escolar, sobre o conceito de homogêneo e heterogêneo, o que colaborou na dinâmica da aula, tornando-a mais rica para reflexão e compreensão do tema abordado.

Utilizando água e álcool; leite e achocolatado; água e óleo; e salada de fruta; foram preparadas, respectivamente, duas misturas homogêneas e duas heterogêneas. A atividade tornou-se muito interessante, pois os alunos foram desafiados a diferenciar visualmente as quatro misturas, a partir das questões:

• Qual a diferença que vocês observam entre as misturas?
  • O que é uma mistura homogênea?
  • O que é uma mistura heterogênea?
  • O número de componentes de um sistema é sempre igual ao número de fases?

Aprimorando o conhecimento prévio dos alunos e utilizando os experimentos, os alunos aprenderam de forma prática o conteúdo didático durante as aulas de Ciências.

Ao final da atividade prática, as crianças organizaram as informações obtidas em um relatório, onde escreveram o título do experimento, o material utilizado e a ordem dos líquidos dentro do copo, desenharam os resultados do experimento, e ainda, formalizaram suas respostas escritas expondo suas opiniões: “água e areia não se misturam, portanto é uma mistura heterogênea”, “água e sal é uma mistura homogênea porque só apresenta uma fase”, “água, sal e área é uma mistura heterogênea que possui duas fases e três componentes”.

“Fazendo uma analogia, refletimos se as amizades são homogêneas ou heterogêneas. Realizamos uma experiência utilizando água, óleo e detergente. Na experiência, observou-se que a água e óleo não se misturavam no copo, mexíamos, adicionamos mais água e nada... Porém, após adicionar o detergente, foi uma surpresa geral! O líquido ficou de uma só cor, unindo as duas substâncias!”, relatou a professora Amanda.

Com essa atividade, a turma refletiu que podemos ter atitudes “detergentes”, ou seja, estar atentos aos pensamentos para uma melhor convivência com amigos, professores e família. Também foi feita a reflexão de que podemos ampliar a própria vida na vida dos demais com atitudes de bem, de conciliação e que somem com o conjunto.

Após a experiência, os alunos elegeram alguns pensamentos e sentimentos que precisam ser exercitados para o cultivo da amizade: afeto, gratidão, bondade, colaboração, alegria, vontade, paciência, tolerância, suavidade, generosidade, entre outros.

“Ao percebermos a alegria e entusiasmo das crianças comprovamos que o ensino se torna mais significativo a partir do levantamento de hipóteses, da investigação, da observação e comprovação por meio da experiência”, avaliou a professora Amanda.