Crianças do 1º Ano A e B aprendem a diferença entre obra figurativa e obra abstrata

Unidade: Funcionários | 15 Sep 2020

Os alunos do 1º Ano A e B estão estudando, nas aulas de Artes, sobre os artistas brasileiros. O projeto teve início com os artistas da cidade de Belo Horizonte!

O primeiro que as crianças conheceram foi o artista Ricardo Ferrari. Elas assistiram a um vídeo do artista, conheceram suas obras e se encantaram com as pinturas do acervo intitulado: Quintais de Ferrari, onde são retratadas diversas brincadeiras infantis.

Num segundo momento, os alunos conheceram a artista plástica Lídia Miquelão, que gentilmente fez alguns vídeos que foram apresentados nas aulas online pelas professoras Bruna Godoy e Renata Pena. Em um de seus vídeos, a artista apresentou seu ateliê e parte de suas obras.

Nas semanas seguintes, Lídia ensinou a diferença entre a obra abstrata e a figurativa, realizando o passo a passo de desenhos que ilustravam cada uma dessas categorias. As crianças tomaram contato com várias de suas obras realizando trabalhos inspirados na artista. À medida que aprendiam sobre essas diferentes manifestações artísticas, as crianças percorriam suas casas mostrando o que haviam nelas de obras figurativas e abstratas.

Numa dessas oportunidades, a aluna Fernanda Pietra, do 1º Ano B, pediu que fosse enviado para a Lídia Miquelão um desenho abstrato feito por ela. Era uma explosão de cores e formas! Foi lindo perceber como a arte encanta as crianças e como absorveram os conceitos ensinados!

Hoje a turma consegue explicar na “ponta da língua” que a arte figurativa é aquela que facilmente se consegue identificar em suas formas e a arte abstrata é aquela que não identificamos facilmente, pois foi criada a partir da imaginação do artista. As crianças entenderam que na natureza podem encontrar as duas formas como obra do Criador. A pintura de uma borboleta é figurativo, já os desenhos encontrados em suas asas com diferentes formas, texturas e cores são exemplos de desenhos abstratos.